domingo, 24 de dezembro de 2017

Missa do Galo



     Missa do Galo é o nome dado pelos católicos à missa celebrada na Véspera de Natal que começa à meia noite de 24 para 25 de Dezembro.
     O Natal significa o nascimento de Cristo, que se revive numa celebração próxima da meia noite, pela convicção de que o nascimento teria ocorrido por essa hora. Segundo o Monsenhor José Roberto Rodrigues Devellard, Coordenador da Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o nome “Missa do Galo” teve origem no fato de Jesus ser considerado o sol nascente que veio nos visitar, clareando a escuridão. O galo era considerado uma ave sagrada no antigo Império Romano. O animal passou a simbolizar vigilância, fidelidade e testemunho cristão. Monsenhor Devellard explica que esta ave é a primeira a ver os raios de sol e, portanto, ao reverenciar o sol nascente com seu canto, o galo estaria louvando, primeiramente, a Jesus Cristo. Por isso, nas igrejas mais antigas, podemos ver um galo em seus campanários, para representar a luz Divina. Por fim, por causa da violência, em algumas cidades, como a do Rio de Janeiro, o galo começou a cantar mais cedo, lamenta Monsenhor Devellard, referindo-se à necessidade de antecipar o horário da Missa da véspera do Natal.
     Para celebrar o nascimento de Jesus, a Missa do Galo foi instituída no século V, após o Concílio de Éfeso (431 D.C.), começando a ser celebrada oficialmente na basílica erigida no monte Esquilino (uma das sete colinas de Roma) pelo o papa Sisto III, dedicada a Nossa Senhora, posteriormente denominada Basílica de Santa Maria Maior.
     A expressão “Missa do Galo” é específica dos países latinos e deriva da lenda ancestral segundo a qual à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado fortemente, como nunca ouvido de outro animal semelhante, anunciando a vinda do Messias, filho de Deus vivo, Jesus Cristo.
     Outra lenda, de origem espanhola, conta que antes de baterem as 12 badaladas da meia noite de 24 de Dezembro, cada lavrador da província de Toledo, em Espanha, matava um galo, em memória daquele que cantou três vezes quando São Pedro negou Jesus, por ocasião da sua morte. A ave era depois levada para a Igreja a fim de ser oferecida aos pobres que viam, assim, o seu Natal melhorado. Era costume, em algumas aldeias espanholas, levar o galo para a Igreja para este cantar durante a missa, significando isto um prenúncio de boas colheitas. Mas isso era antigamente pois agora isso é proibido.
     Outra origem da expressão é citada no livro “De onde vêm as palavras”, de Deonísio da Silva (Editora A Girafa): como o fato de a Missa de Natal normalmente terminar muito tarde “quando as pessoas voltavam para casa, os galos já estavam cantando”.
      O galo também anuncia o nascer do sol e o seu canto simboliza o amanhecer, comemorado pelos pagãos, como forma de agradecer ao Deus-Sol o surgimento do sol após o longo período de inverno. A missa do galo é normalmente comemorada com muita alegria.
     Na tradição católica cristã faz-se então celebração em missa solene e comunhão pelo nascimento do Messias, Jesus Cristo, onde além de vários outros cânticos, canta-se o tradicional cântico de Glória pela primeira vez depois do início do Ano Litúrgico (as exceções desta regra durante o Advento são a Solenidade da Imaculada Conceição, em 8 de dezembro, e a festa da Virgem de Guadalupe, em 12 de dezembro). Dada a sua importância e a tradição, pois anuncia o nascimento do Deus vivo, eis que “o verbo se fez carne” (Jo 1,14), o próprio Papa, bispo de Roma, deve conduzir a celebração pessoalmente, pois ele é sucessor de Pedro, o apóstolo que Jesus mesmo designou como primeiro dirigente da Igreja (Mt 16,18).
      Depois da missa, as famílias voltam para suas casas, colocam a imagem do Menino Jesus no Presépio, realizam cânticos e orações em memória do Messias, filho de Deus, e confraternizam-se e compartilham a Ceia de Natal, com eventual distribuição de presentes.

     Na Igreja Jesus Eucaristia a Missa do Galo foi presidida pelo Monsenhor Gustavo Auler auxiliado pelo Diácono Hélio Júnior. Ao final da missa a imagem do menino Jesus foi colocada na manjedoura do presépio.

       Clique na imagem para ver as fotos.

sábado, 16 de dezembro de 2017

Natal dos Vicentinos


     A Conferência Jesus Eucaristia da SSVP promoveu no dia 16 de dezembro o Natal dos seus Assistidos.
     Esse ano, em clima de confraternização, as pessoas que apadrinharam crianças assistidas sentaram à mesa com seus afilhados e famílias para entregarem seus presentes. Ouviram mensagens da Consócia Maria Teresa e do Confrade Estêvão. Ouviram também nosso Pároco, Monsenhor Gustavo Auler que nos falou sobre o Natal como aniversário de nosso Salvador, e junto com ele rezaram por todos. Logo após as madrinhas/padrinhos darem seus presentes aos afilhados, as crianças assistidas, sob orientação de nossa amiga Cristina, interpretaram um pequeno Auto de Natal. Em sequência tivemos a presença do bom velhinho, Papai Noel, que veio posar para fotos com as crianças. Ao final, bolo para todos e distribuição das bolsas de Natal para as famílias assistidas.
     A Conferência Jesus Eucaristia agradece imensamente a todos os subscritores e todas as pessoas que doaram alimentos, dinheiro e seu trabalho para que esse evento acontecesse.

     Clique na imagem acima para ver as fotos.

domingo, 26 de novembro de 2017

Primeira Comunhão


     A Eucaristia é o mistério da fé. No momento em que o sacerdote pronuncia as palavras "Isto é o meu corpo. Este é o cálice do meu sangue", acontece o mistério da transubstanciação. A aparência continua a mesma, mas a realidade é outra.

     "Debaixo de espécies diferentes, aparências e não realidades, ocultam-se realidades sublimes. A carne é alimento e o sangue é bebida; todavia debaixo de cada uma das espécies Cristo está totalmente. E quem o recebe não o parte nem divide, mas recebe-o todo inteiro. Quer o recebam mil, quer um só, todos recebem o mesmo, nem recebendo-o podem consumi-lo." (Lauda Sion - Louva Sião - São Tomás de Aquino)

      No dia 26 de novembro, 29 crianças e um adulto se aproximaram do altar para receber pela primeira vez a Eucaristia na Igreja Jesus Eucaristia. A celebração foi presidida por Mons. Gustavo Auler, auxiliado pelo Diác. Hélio Júnior.
     Na sequência receberam um cordão com uma cruz e fizeram um túnel de rosas para a entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
      Parabéns a todos, que agora entendem que a Eucaristia é verdadeiramente Corpo e Sangue do Senhor.

       Clique na imagem acima para ver as fotos.

sábado, 25 de novembro de 2017

Eucaristia Music 2017


     No dia 25 de novembro, na Igreja Jesus Eucaristia, participamos de mais uma edição do Eucaristia Music.
     Tendo como símbolo o "Fusca", onde, assim como no coração de Jesus, sempre cabe mais um, o Eucaristia Music é uma noite de louvor promovida pelos jovens da Igreja Jesus Eucaristia, que inicia com a Santa Missa, esse ano presidida por Mons. Gustavo Auler. O tema desse ano foi "Lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho" (Sl 119,105). O primeiro grupo a tocar foi o "Fonte de Vida" da Igreja Divino Salvador em Piedade. Logo após, a prata da casa, Banda "Três Terços", louvou ao Senhor através da música.
     Como na edição passada, a entrada foi franca, com o pedido de doação de um kilo de alimento não perecível. Todas as doações foram revertidas para a Conferência Jesus Eucaristia (Vicentinos), que atende famílias menos favorecidas de nossa área.
     Durante o evento foi rifada uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. A ganhadora foi nossa amiga Graça, esposa do Adeílson. Foi uma noite divertida promovida pelos jovens para a nossa comunidade.

       Clique na imagem para ver as fotos.

domingo, 12 de novembro de 2017

Retiro da Catequese


     As crianças que se preparam para a Primeira Comunhão na Igreja Jesus Eucaristia, juntamente com seus pais, participaram de um Retiro dia 12 de novembro, que culminou com a Santa Missa presidida por Mons. Gustavo Auler.

        Clique na imagem para ver as fotos.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Dia de Finados



     O Dia dos Fiéis Defuntos, Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro.

     Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade Odilo de Cluny, em 998, pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição e se apoia em uma prática de quase dois mil anos.
     “Quando tu oravas com lágrimas e enterravas os mortos, quando deixavas a tua refeição e ias ocultar os mortos em tua casa durante o dia, para sepultá-los quando viesse a noite, eu apresentava as tuas orações ao Senhor.” (Tobias 12,12)
     “Em seguida, fez uma coleta, enviando a Jerusalém cerca de dez mil dracmas, para que se oferecesse um sacrifício pelos pecados: belo e santo modo de agir, decorrente de sua crença na ressurreição, porque, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles. Mas, se ele acreditava que uma bela recompensa aguarda os que morrem piedosamente, era esse um bom e religioso pensamento; eis por que ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas.” (II Macabeus 12,43-46)

      Vejam as fotos da celebração na Igreja Jesus Eucaristia que foi presidida pelo Pe. Ricardo Castro, auxiliado pelo Diác. Hélio Júnior, clicando na imagem acima.

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Coroação de Nossa Senhora



     A devoção de coroar a imagem da Virgem Maria em muitas datas em que celebramos uma festa a ela dedicada, em especial no mês de Maio é muito antiga.
     Este gesto quer externar o carinho que sentimos pela Mãe de Jesus e nossa Mãe. Não se trata de uma devoção vazia de sentido, e nem mesmo a consideramos uma deusa, pois Maria não é um fim em si mesma.

       Não é meta, mas é sinal.
     Sua missão é sempre nos apontar Jesus. Ela é a aurora que antecede a luz radiante do magnífico Sol que é Cristo.
     Coroamos a sua imagem, porque em nosso coração ela tem um lugar especial, pois pelo seu “sim” ela se torna a mãe do nosso Senhor.
Ao anúncio do Arcanjo Gabriel, que falou-lhe claramente: “O santo que vai nascer de ti será chamado filho de Deus” (Lc 1,35), Maria não titubeia e se coloca como serva, não só com palavras, mas com ações. Logo vai ao encontro de sua prima Isabel, que ao receber sua visita, exclamou: “Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor”. (Lc 1,43)
      Coroamos a imagem de Maria, como gesto simbólico, para, desejosos, aprender com ela a cantar as maravilhas de Deus no nosso dia-a-dia, reconhecendo-O como Deus Vivo: “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador” (Lc 1,46-47).

     A origem bíblica da figura da Rainha Mãe
     O título de Nossa Senhora Rainha está intimamente ligado com a realeza de seu Filho Jesus Cristo. O Papa Pio XI, na Carta Encíclica Quas Primas, recordou-nos um precioso ensinamento da Igreja a respeito da pessoa de Cristo: Ele é Rei do Universo. Justamente nesta realeza universal do Filho de Deus se fundamenta a tradição da Igreja de atribuir à Santíssima Virgem Maria o título de Rainha, cuja festa foi instituída pelo seu sucessor, o venerável Papa Pio XII.
    A figura da Rainha Mãe surge pela primeira vez na história do Povo de Deus na descendência da casa da Davi, nos reinados que o sucederam. Salomão, filho de Davi, ao ser entronizado como rei, determinou que sua mãe, Betsabé, sentasse à sua direita: “Betsabé foi, pois, ter com o rei para falar-lhe em favor de Adonias. O rei levantou-se para ir-lhe ao encontro, fez-lhe uma profunda reverência e sentou-se no trono. Mandou colocar um trono para a sua mãe, e ela sentou-se à sua direita” (1 Rs 2,19). Depois da morte de Salomão, houve uma divisão do Povo de Deus. O Reino do Norte se separou do Reino do Sul e, por isso, perdeu a descendência de Davi.
     No Reino do Sul, também chamado de Reino de Judá, o rei sempre reinava juntamente com sua mãe. Os 20 reis descendentes de Davi – que vieram após Salomão – sempre são lembrados junto com suas mães. Isso comprova a afirmação: Sim, a Rainha Mãe é uma instituição típica da Casa de Davi. Por terem muitas mulheres, era impossível àqueles reis escolher somente uma das esposas para reinar ao lado deles. Escolhiam portanto reinar junto à mãe. Para isso, ela recebia o título de gebirah” (que significa Rainha Mãe). Este nome aparece nada menos que treze vezes no Antigo Testamento. Esta tradição não era exclusividade do Povo de Israel. No Egito e em outros povos da região também havia esse costume. Dessa forma, compreendemos a importância da figura da Rainha Mãe para a história da humanidade e também para a interpretação correta das profecias sobre o Messias, o verdadeiro herdeiro do trono de Davi (cf. Lc 1,32).
     Talvez a expressão mais bela dessa tradição esteja no Salmo 44, que diz respeito ao Rei Salomão e menciona a gebirah, a Rainha Mãe: “Filhas de reis formam vosso cortejo; posta-se à vossa direita a rainha, ornada de ouro de Ofir” (Sl 44,10). Essa tradição foi mantida no Reino do Sul até o exílio na Babilônia. Depois desse tempo, não houve mais rei e o povo judeu passou a esperar a vinda do Messias, do novo Filho de Davi, o Rei dos Judeus.
     Se Jesus, Deus feito homem, é o Rei, o Messias, profetizado e exaltado desde o Antigo Testamento, Maria é a Rainha Mãe, a figura maternal que aparece junto dos reis nas Escrituras. O Povo de Israel conhecia as passagens a respeito da figura da Rainha Mãe. Por isso, os apóstolos e discípulos de origem judaica facilmente compreenderam a importância da figura da Mãe de Deus no desígnio divino da salvação e transmitiram esse conhecimento aos demais cristãos.

     No dia 30 de outubro as catequistas da Igreja Jesus Eucaristia promoveram a coroação de Nossa Senhora, encerrando o mês mariano. Foi rezado o terço pelos presentes e a coroação foi feita pelas crianças da catequese. Ao final Mons. Gustavo Auler falou sobre Maria e agradeceu às catequistas, crianças e famílias que participaram do evento.

     Clique na imagem para ver as fotos.

domingo, 29 de outubro de 2017

Investidura de Coroinhas



     No ano de 313, um imperador chamado Constantino, tornou-se cristão e o cristianismo se expandiu sem perseguições. A partir daí começaram a ser construídas grandes igrejas e as celebrações foram ganhando nova forma, assim como foram surgindo funções e lugares próprios para cada um na Igreja.
     O coro é um local na igreja onde estão localizados os cantores e instrumentalistas e todos aqueles que tinham uma participação ativa na celebração: coroinhas/acólitos e sacristão.
     Os coroinhas surgiram neste ambiente. Eram chamados de “meninos do coro”, donde vem a palavra coroinha. Quando se rezavam as vésperas (oração da tarde na Igreja), eles recitavam as orações e acompanhavam o sacerdote nas funções litúrgicas (cantar, servir o altar...).
     Os meninos do coro aproveitavam um pouco do tempo para aprender a ler e escrever com os padres, porque naquele tempo ainda não havia escolas. Aprendiam também música, para poder acompanhar os cantos. Quando a missa era rezada em latim, o povo não respondia as orações, apenas o coroinha é que recitava as respostas.
     Com o tempo as funções na liturgia mudaram e o ministério do coroinha também evoluiu e hoje ele serve o altar, canta, acompanha o celebrante, reza, participa...
     O bom coroinha é aquele que exerce o serviço no altar com dedicação e piedade, sendo conhecedor de tudo que envolve o seu ministério. Mas um bom coroinha é também aquele menino ou menina que procura dar testemunho de vida em sua casa, na rua, na escola, com os amigos, enfim em todos os lugares onde se encontra. Por isso, podemos afirmar que o coroinha é chamado a servir no altar e na vida.
       Ser coroinha não é privilégio. É um serviço, um ministério!
     O acólito tem a seu cargo todas as tarefas da missa, embora possam ser realizadas pelo celebrante ou até por um ministro, desde que esse esteja devidamente preparado. As tarefas de um acólito podem ir desde a correta preparação do altar, o correto manuseio do missal romano, todo o trabalho a realizar na credência, recepção das oferendas, etc., e também - em celebrações mais solenes – o manuseio do turíbulo, o transporte da Cruz, das velas e do Evangelho ou todas as demais tarefas que ‘aparecem ocasionalmente’ devido ao tempo litúrgico que se vive.

     A Igreja Jesus Eucaristia assistiu com muito carinho a investidura de mais três coroinhas. Roberta, filha de Ricardo e Renata, e Lucas e Pedro, filhos Vitor e Aline, que passam a servir o Altar do Senhor. A cerimônia foi presidida por Mons. Gustavo Auler, auxiliado pelo Diác. Hélio Júnior.

     Clique na imagem para ver as fotos.

Crisma 2017



     Após um longo período de formação na fé com a ajuda dos catequistas, 13 jovens e adultos de nossa comunidade receberam o Sacramento da Crisma.

     A Crisma, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, são os três sacramentos da Iniciação Cristã da Igreja Católica. (cf. CIC 1275)
     A Confirmação (a Crisma) é o sacramento que completa o Batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo.
     Tem o nome de Crisma (o Crisma) o óleo composto de azeite de oliva perfumado com resina balsâmica, que é consagrado pelo Bispo na Quinta-feira Santa. Ele é usado no Batismo, consagração de altares e sinos, Ordenação de sacerdotes e na Crisma.
     A unção com o Crisma é feita por um Bispo e a partir de então o crismado é membro legítimo e responsável da Igreja Católica Apostólica Romana.
     O rito essencial da Confirmação é a unção com o Santo Crisma na fronte do batizado com a imposição da mão do ministro e as palavras: “Accipe signaculum doni Spiritus Sancti”, “Recebe, por este sinal, o Dom do Espírito Santo”. (cf. CIC 1320)

     A Crisma 2017 na Igreja Jesus Eucaristia aconteceu dia 29 de outubro e foi presidida por Dom Assis Lopes, Bispo emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro que tem como lema a frase “Eis-me aqui”, e concelebrada por Mons. Gustavo Auler, sendo auxiliados pelo Diác. Hélio Júnior.
     Parabéns a todos os crismados!
     São agora para Deus o perfume de Cristo. (cf. 2Cor 2,15)

     Clique na imagem acima para ver as fotos.

sábado, 28 de outubro de 2017

Dia das Crianças da SSVP


     O Dia das Crianças foi comemorado pela Conferência Jesus Eucaristia da SSVP (Sociedade de São Vicente de Paulo) no dia 28 de outubro. As crianças dançaram, brincaram e ganharam brindes. Após o lanche com muita pipoca e cachorro quente todos comeram bolo e cada criança escolheu livremente três brinquedos. Os dois maiores (boneco Taz e Casa do Batman) foram sorteados.
     Ao final as famílias assistidas levaram para suas casas também a tradicional bolsa de alimentos.
     Agradecemos imensamente a todos os subscritores e todas as pessoas que doaram brinquedos e alimentos! No meio de um Rio de Janeiro violento e conturbado, vocês promovem a alegria dessas crianças e a subsistência dessas famílias. Que Deus abençoe a todos!

     Clique na imagem para ver as fotos.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Casamento!


     Na terça-feira dia 24 de outubro os amigos Alexandre e João, noivos das crismandas  Ivna e Gerlane respectivamente, receberam o Sacramento do Matrimônio na Igreja Jesus Eucaristia. A cerimônia foi presidida pelo Diácono Hélio Júnior.
       Muita saúde e felicidade aos casais!

       Clique na imagem para ver as fotos.

domingo, 15 de outubro de 2017

Aniversário de Ordenação do Diác. Hélio


     No dia 15 de outubro de 2017 a Igreja Jesus Eucaristia comemorou o sexto aniversário de ordenação do nosso amigo Diácono Hélio Júnior durante a missa das 8h, que foi presidida por Mons. Gustavo Auler. Que Deus o abençoe e conduza nesse caminho como Seu servo.
    Comemoramos também o aniversário de Ana Lúcia Coimbra, Geórgia Alencar, Gabriela Vieira, Dircea da Silva e do casal Fernando e Estela (casamento).
      Ao final o Diác. Hélio cortou o bolo que foi servido aos presentes.
     Após a comemoração os ganhadores da rifa da Feira de Saúde e Cidadania receberam seus prêmios.

      Clique na imagem para ver as fotos.

sábado, 7 de outubro de 2017

Feira de Saúde e Cidadania - Oitava Edição


     No dia 07/10/2017 a Igreja Jesus Eucaristia promoveu a sua oitava edição da Feira de Saúde e Cidadania.
     O evento começou com o café da manhã, cuja bênção dos alimentos foi proferida pelo Diác. Hélio Júnior. Após o café fomos para a capela para a oração inicial, também presidida pelo Diác. Hélio, momento em que ouvimos a leitura da Carta aos Efésios 5,29-30.
     O atendimento ao público foi inteiramente gratuito, contando com o apoio do Lions Clube RJ – Caxambi, da UFRJ - PET ODONTO, dos amigos do Posto de Saúde, do Centro Universitário Celso Lisboa, além de todos os voluntários da comunidade que ajudaram na sua realização. Muito obrigado a todos.

     Clique na imagem acima para ver as fotos.

sábado, 23 de setembro de 2017

Acolhida da imagem do Cristo Redentor



O sonho de levar o Cristo Redentor ao encontro de cada carioca em sua realidade particular finalmente está sendo realizado. A réplica instalada no Leme, no início de junho, visitará diversos bairros e comunidades da Cidade, alavancando a campanha “Amigos do Cristo” - lançada pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, no ano passado, visando a manutenção do monumento original e do trabalho sociocultural desenvolvido pelo Santuário Cristo Redentor. A proposta feita pela Instituição foi aceita pelo Secretário Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Indio da Costa, que, no uso das atribuições que lhe são conferidas, resolveu criar um Grupo de Trabalho visando elaborar os critérios para definir a localização e a ambientação da réplica do monumento ao Cristo Redentor nos locais a serem escolhidos.

Estivemos reunidos no dia 23 de setembro em torno da réplica da imagem do Cristo Redentor, que está visitando a Praça do Trem no Engenhão.
A Igreja Jesus Eucaristia rezou pela paz em nossas famílias e em nossa cidade e pedimos especialmente pelas pessoas internadas no Hospital Memorial Fuad Chidid, suas famílias, médicos e funcionários, representando todos os hospitais, pois todos precisam de oração.
Após escutarmos a Palavra de Deus, Mons. Gustavo Auler, auxiliado pelo Diác. Hélio Júnior, abençoou a todos e na sequência participamos do show da Banda T3RÇOS.

Clique na imagem para ver as fotos.

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Visita da Imagem de N. Sra. Aparecida



A missa das 9h de sábado dia 4 de julho, no Santuário Nacional de Aparecida, acolheu o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta e o clero da Arquidiocese. Dom Orani recebeu a imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida das mãos do Reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida, para levá-la em peregrinação pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

No dia 20 de setembro nossa comunidade acolheu com muito carinho a visita dessa imagem que está percorrendo todas as paróquias, que chegou sendo conduzida por Mons. Gustavo Auler.
Na parte da manhã ela percorreu, em procissão com Mons. Gustavo e algumas pessoas da comunidade, três escolas da região: Colégio Arte do Saber na Rua Arquias Cordeiro, 930; Escola Municipal Helio Smidt na Rua José dos Reis, 879; e Escola Municipal Honório Gurgel na Rua José dos Reis, 707; retornando à igreja.
À tarde, tendo início às 16h, tivemos um momento de oração pessoal e recitação do Terço Mariano.
Às 19h foi celebrada a Santa Missa presidida por Mons. Gustavo Auler. Durante a missa comemoramos também o 42º aniversário de casamento dos amigos Jorge e Regina Rocha.
Ao final da missa a imagem seguiu em procissão para a Praça do Trem na Rua José dos Reis, no entorno do Engenhão. Nas proximidades do Hospital Memorial Fuad Chidid, por quem rezamos, foi recitado o Terço Mariano acompanhado de música. No caminho até lá várias pessoas que passavam pelo local perguntavam o motivo da procissão e muitos a seguiram e pararam para acompanhar o terço. Ao final recebemos a Bênção de Deus Todo Poderoso sob a intercessão da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, pelas mãos sacerdotais de Mons. Gustavo Auler, que foi transmitida ao vivo no Facebook.

Clique nos links abaixo para ver as fotos:

domingo, 17 de setembro de 2017

Feira Bíblica



De acordo com o documento “Dei Verbum” do Concílio Vaticano II, faltava nas paróquias um estudo, um aprofundamento da palavra de Deus, da Bíblia; precisava-se portanto de uma renovação. Surgiram então os Círculos Bíblicos, Catequese Renovada, etc.
A Feira Bíblica começou com a catequista Igeny na paróquia de São Benedito dos Pilares com cerca de 50 crianças. Ela idealizou fazer um trabalho que era uma exposição com os temas da Bíblia. Dividiu as crianças em grupos e cada grupo fez uma amostra concreta em trabalhos manuais com papéis, cartolinas, pinturas, desenhos, bonecos, flores, etc., relacionados ao tema escolhido. No ano seguinte começou a Feira Bíblica do Vicariato Suburbano. Hoje esse trabalho é copiado por todas as paróquias.

Na Igreja Jesus Eucaristia a feira segue também esses padrões no mês da Bíblia. Esse ano aconteceu dia 17 de setembro com a participação de catequistas e catequizandos, sob o tema “Maria, mãe de Jesus e nossa”.
A Igreja no Brasil dedica todo o mês de setembro à Bíblia. A motivação provém do fato da Igreja celebrar no dia 30 de setembro a memória do grande santo e doutor da Igreja, São Jerônimo, que a pedido do Papa Dâmaso (366-384) preparou uma excelente tradução da Bíblia em latim, a partir dos originais em hebraico, aramaico e grego; a chamada Vulgata.
Conhecer a Palavra de Deus é fundamental para todo cristão. A Carta aos hebreus diz que “a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração”. (Hb 4,12)

Clique na imagem para ver as fotos.

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Festa da Exaltação da Santa Cruz



No calendário litúrgico cristão há várias festas relacionadas à Cruz, todas com a intenção de relembrar a crucificação de Jesus Cristo, evento central da fé.
Enquanto a Sexta-Feira Santa é dedicada à paixão e crucificação, a Festa da Exaltação da Santa Cruz, em 14 de Setembro, celebra a cruz como instrumento de salvação, fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio.
Como diz o apóstolo São Paulo: “nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos; mas, para os eleitos - quer judeus quer gregos - força de Deus e sabedoria de Deus.” (1Cor 1,23-24)
Segundo a tradição cristã, a Vera Cruz (denominação dada às relíquias provenientes da verdadeira cruz em que Jesus Cristo foi crucificado) foi descoberta em 326 por Helena de Constantinopla, mãe do Imperador Constantino I, durante peregrinação à cidade de Jerusalém. A Igreja do Santo Sepulcro foi construída no local da descoberta, por ordem de Helena e Constantino. A igreja foi dedicada nove anos após, em 13 de setembro de 335, e uma parte da cruz foi posta em exposição no dia 14, para que os fiéis pudessem orar e venerá-la. Em 614 os persas invadiram a cidade e tomaram a cruz, que foi recuperada pelo Imperador Bizantino Heráclio em 628. Após um ano em Constantinopla, a cruz retornou ao Santo Sepulcro.
De acordo com as regras litúrgicas da Igreja Católica Romana, o presbítero deve utilizar vestimentas vermelhas neste dia (simboliza o sangue derramado por Cristo e pelos mártires e as línguas de fogo em Pentecostes, além de indicar a caridade inflamante). Se a celebração ocorrer num domingo, a festa tem precedência sobre a liturgia do tempo comum. Até 1969, a quarta-feira, sexta e sábado após 14 de Setembro eram considerados como um dos quatro conjuntos de dias de têmporas (jejum religioso). A organização destas celebrações específicas, agora, estão sob discernimento das conferências episcopais, que devem considerar usos e costumes de suas localidades.

Na Igreja Jesus Eucaristia a festa foi celebrada com a Santa Missa presidida por Mons. Gustavo Auler auxiliado pelo Diác. Hélio Júnior. Logo após, a bênção do Santíssimo Sacramento.

Clique na imagem acima para ver as fotos.

sábado, 2 de setembro de 2017

Assembleia dos Círculos Bíblicos


No dia 02 de setembro a Igreja Jesus Eucaristia se fez presente na Assembleia dos Círculos Bíblicos do Vicariato Norte. O encontro aconteceu na Paróquia dos Sagrados Corações na Tijuca.
O palestrante, Pe. Aldo de Sousa Santos, nos instruiu a respeito do 12º Plano Pastoral de Conjunto, sob o tema: “Nós, Igreja de Cristo no Rio de Janeiro: nossos desafios nos próximos anos e como os enfrentaremos”.
Também ouvimos e absorvemos os ensinamentos de nosso amigo Pe. Marcos Santana.
Clique na imagem acima para ver as fotos.

domingo, 27 de agosto de 2017

Dia do Catequista


    "Semeia a tua semente desde a manhã, e não deixes tuas mãos ociosas até a noite. Porque não sabes o que terá bom êxito, se isto ou aquilo, ou se ambas as coisas são igualmente úteis." (Ecl 11,6)

    Ser catequista é plantar a semente da fé que está no coração de cada um. Catequistas, não parem nunca de plantar suas sementes, porque vocês não sabem qual delas vai crescer. Talvez todas cresçam!
    Hoje, ao final das missas, nossa comunidade abençoou os catequistas para que eles possam seguir no seu chamado e continuar plantando essa semente da fé em tantos corações! Parabéns Catequistas, não só pelo dia de hoje, mas por todos os dias de Evangelização!
    Durante a Santa Missa (presidida por Mons. Gustavo Auler auxiliado pelo Diác. Hélio Júnior) acompanhamos também o batismo do catequizando Gustavo. Parabéns ao mais novo membro de Cristo!
    Clique na imagem para ver as fotos.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Adoração e acolhida


     Nesse dia tão especial adoramos Jesus Eucaristia em comunidade e acolhemos a visita da imagem peregrina da Mãe Rainha três vezes admirável de Schoenstatt.
     Clique na imagem acima para ver as fotos.

domingo, 20 de agosto de 2017

Semana da Família - Domingo 20



     Nesse Domingo dia 20/09 participamos do último dia da nossa novena, encerrando a Semana da Família 2017 na Igreja Jesus Eucaristia. Devido ao mau tempo, a procissão, que deveria ter início na pracinha da Rua Dona Teresa, começou na porta da igreja com a recitação do terço. Logo após o terço participamos da Santa Missa presidida por Mons. Gustavo Auler. Ao final assistimos uma apresentação de dança terminando com a coroação de Nossa Senhora de Fátima pelo casal Alexsandro e Elisângela, acompanhados de seus filhos.
     Clique na imagem para ver as fotos.

sábado, 19 de agosto de 2017

Semana da Família - Sábado 19


     No penúltimo dia de nossa novena a comunidade da IJE participou da Santa Missa presidida por Pe. Marcos Antônio de Santana e escutou a reflexão sobre o tema "Maria, exemplo de amor", que foi desenvolvida pelo casal Jorge e Regina.
     Clique na imagem para ver as fotos.

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Semana da Família - Sexta 18


     Nessa sexta dia 18, sétimo dia de nossa novena, escutamos a reflexão feita pelo Diácono Sérgio Catão sobre o tema "Família: Transmissão de valores e virtudes humanas". A Santa Missa foi presidida por Mons. Gustavo Auler, auxiliado pelo Diác. Sérgio Catão.
     Clique na imagem acima para ver as fotos.

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Semana da Família - Quinta 17


     No sexto dia da nossa novena, quinta-feira dia 17, a IJE escutou a reflexão feita pela coordenadora da Pastoral Familiar, Isabel Cristina Valim, sobre o tema "A família aberta ao próximo". A Santa Missa foi presidida por Mons. Gustavo Auler auxiliado pelo Diác. Hélio Júnior, encerrando com a Bênção do Santíssimo Sacramento.
     Clique na imagem para ver as fotos.

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Semana da Família - Quarta 16


     Dia 16 foi a vez do casal Carlos e Lilian fazerem a reflexão, falando sobre o tema "A família e a paróquia". A Santa Missa foi presidida por Mons. Gustavo Auler.
     Clique na imagem acima para ver as fotos.

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Terço dos Homens - 5 anos


     O "Terço dos Homens Nossa Senhora de Fátima" da Igreja Jesus Eucaristia completou cinco anos de existência no dia 15 de agosto. O terço é coordenado por nosso amigo Luiz, filho do fundador, Sr. Osvaldo. Ao final fomos agraciados com dois bolos. Um pelo aniversário do Terço e outro pelo Dia dos Coroinhas e Acólitos, comemorado no dia de S. Tarcísio.
     Clique na imagem para ver as fotos.

Semana da Família - Terça 15


     Na terça-feira dia 15 Mons. Gustavo Auler presidiu a Santa Missa às 19h, auxiliado pelo Diác. Hélio Júnior. Dando continuidade à Semana da Família, ouvimos a reflexão do Diác. Hélio sobre o tema "Família: A primeira experiência de Igreja".
     Clique na imagem para ver as fotos.

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Semana da Família - Segunda 14


     No dia 14 a comunidade da IJE participou da Santa Missa presidida por Mons. Gustavo Auler e ouvimos o casal amigo Edílson e Maria Helena refletindo sobre o tema "Família: A primeira educadora da fé".
     Clique na imagem acima para ver as fotos.

sábado, 12 de agosto de 2017

Semana da Família - Sábado 12


      No dia 12 iniciamos a Semana da Família da IJE com uma procissão partindo da praça da Rua Dona Teresa, em direção à Igreja. Durante a procissão os participantes rezaram um terço e carregaram a imagem de Nossa Senhora de Fátima. A Santa Missa foi presidida por Mons. Gustavo Auler auxiliado pelo Diác. Hélio Júnior. Durante a celebração ouvimos a reflexão do Diác. Almir Marcelo Santos que desenvolveu o tema "Família restaurada à imagem da Santíssima Trindade". Ao final os pais presentes receberam uma bênção especial pelo Dia dos Pais.
      Clique na imagem para ver as fotos.

domingo, 6 de agosto de 2017

Noite de Caldos


No dia 05 de agosto a comunidade da Igreja Jesus Eucaristia participou de uma noite de caldos em uma das noites mais frias do ano.

Clique na imagem para ver as fotos.

domingo, 9 de julho de 2017

Arraiá da Igreja Jesus Eucaristia


Arraiá da Igreja Jesus Eucaristia.

Nos dias 8 e 9 de julho a Igreja Jesus Eucaristia protagonizou o seu Arraiá.
No dia 8 iniciou com a Santa Missa pela saúde presidida por Mons. Gustavo Auler com a bênção dos enfermos e em seguida tivemos um momento de Adoração ao Santíssimo. Começamos então a nos divertir com músicas, comidas típicas e a típica confraternização entre amigos.
No dia 9, ao final da missa das 8h, recomeçamos a festa. Após a missa das 10h participamos do almoço a quilo e durante a tarde/noite tivemos doces, salgados, comidas, pescaria, pula-pula, tobogã, quadrilha e dança com os jovens da comunidade.

Clique AQUI para ver as fotos do dia 8.
Clique AQUI para ver as fotos do dia 9.

Clique AQUI (Catequese), AQUI (Grupo Jovem) e AQUI (Dança Litúrgica) para ver os vídeos.

domingo, 25 de junho de 2017

Sagrado Coração de Jesus



Festa do Sagrado Coração de Jesus

A Igreja Jesus Eucaristia celebrou dia 23 de junho a festa do Sagrado Coração de Jesus. Ela acontece na sexta-feira que segue à semana da festa de Corpus Christi, manifestação pública de adoração a Jesus Eucarístico. Foi o próprio Coração de Jesus, em uma de suas manifestações a Santa Margarida, quem solicitou esta celebração de louvor e desagravo.

O Sagrado Coração de Jesus e Santa Margarida

O Sagrado Coração de Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque, jovem religiosa da Ordem da Visitação, para transmitir sua mensagem de misericórdia e confiança, expressa no coração humano e divino do Verbo Encarnado.
Santa Margarida, que recebeu a missão de espalhar pelo mundo a devoção ao Sagrado Coração ofendido pela ingratidão dos homens, foi incompreendida e perseguida, até que a Providência colocou em seu caminho o jesuíta São Cláudio La Colombière, que lhe deu orientação segura e conseguiu fazer com que sua mensagem começasse a ser vista com outros olhos. O Culto ao Sagrado Coração de Jesus obteve, a partir de então, grande impulso e espalhou-se por toda a Igreja. Canonizada em 1920, sua festa é celebrada no dia 16 de outubro.

Apostolado da Oração

É uma organização composta por leigos católicos cuja finalidade é a santificação pessoal e a evangelização. Sua seção jovem é o Movimento Eucarístico Jovem, antiga Cruzada Eucarística.
Seus Estatutos assim o definem: “O Apostolado da Oração constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo.”
Os membros praticam e difundem especialmente as devoções ao Espírito Santo, ao Sagrado Coração de Jesus por meio da Festa do Sagrado Coração de Jesus, e também nas primeiras sextas-feiras do mês, Horas Santas, entronização do Sagrado Coração de Jesus nos lares e a consagração das famílias ao Sagrado Coração de Jesus, a Maria, aos Santos Padroeiros (São Francisco Xavier e Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face) e aos chamados Santos Promotores do culto ao Sagrado Coração de Jesus, com destaque para Santa Margarida Maria Alacoque e a São Cláudio de La Colombiére.
Os membros do Apostolado da Oração, seguindo um programa rigoroso e profundo de vida espiritual, estão capacitados para cooperar ativamente na espiritualidade da paróquia, num trabalho de conjunto com outras pastorais e movimentos, promovendo todas as iniciativas que ajudem a Comunidade a orar.

Clique na imagem acima para ver as fotos.

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Corpus Christi - Missa



Missa e adoração

Às 16h participamos da Santa Missa e Adoração ao Santíssimo presididas por Mons. Gustavo Auler, auxiliado pelo Diác. Hélio Júnior.

Para ver as fotos, clique na imagem.

Corpus Christi - Adoração



Adoração ao Santíssimo Sacramento

À tarde tivemos um encontro pessoal com nosso Senhor presente na Eucaristia. Adoramos aquele que morreu por nós e se entregou na forma de pão e vinho, “para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3,16) Ele que é o motivo da festa de Corpus Christi (o Corpo de Cristo).
A celebração foi conduzida pelo Diác. Hélio Júnior, acompanhado pelos músicos do grupo Três Terços.

Clique na imagem para ver as fotos.

Corpus Christi - Almoço e barraquinhas


Almoço e barraquinhas

Continuando a festa, participamos do almoço com churrasco a quilo. A oração inicial foi feita pelo Pároco, Mons. Gustavo Auler. Depois fomos visitar as barraquinhas.

Dia de Corpus Christi - Missa e Procissão



Dia de Corpus Christi

No dia 15/06/2017 a Igreja Jesus Eucaristia comemorou o Dia de Corpus Christi. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa e foi instituída pelo Papa Urbano IV com a publicação da bula “Transiturus de mundo” em 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.
A origem da solenidade e da procissão remonta ao séc. XIII quando aconteceu o que ficou conhecido como Milagre de Bolsena, em que o sacerdote celebrante da Santa Missa, no momento de partir a Sagrada Hóstia, teria visto sair dela sangue, que empapou o corporal (pano onde se apoiam o cálice e a patena durante a Missa). O papa determinou que os objetos milagrosos fossem trazidos para Orvieto em grande procissão em 19 junho de 1264, sendo recebidos solenemente por Sua Santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico de que se tem notícia.
A procissão de Corpus Christi nos lembra também a caminhada do povo de Deus, peregrino, com a Arca da Aliança, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná no deserto.
Com a instituição da Eucaristia por Jesus o povo é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Nesta quinta-feira a Santa Missa foi celebrada por Mons. Gustavo José Cruz Auler, auxiliado pelo Diác. Hélio Pereira Machado Júnior. Logo após seguimos em procissão pelas ruas do bairro. Ao retornar o Pároco passou pelo tapete confeccionado no dia anterior e proclamou a bênção a todos os presentes.
Para ver as fotos, clique na imagem.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Tríduo Corpus Christi - terceiro dia



Terceiro dia do Tríduo de Corpus Christi

No dia 14/06/2017 a Igreja Jesus Eucaristia iniciou à tarde a decoração do tradicional tapete para a festa de Corpus Christi. O tapete foi confeccionado pelos jovens da Iniciação Cristã, crianças da catequese e alguns pais. Às 19:30h aconteceu a terceira celebração do Tríduo em preparação espiritual para a festa. A Santa Missa foi presidida por Mons. Gustavo José Cruz Auler auxiliado pelo Diác. Hélio Pereira Machado Júnior.
Confiram as fotos da celebração clicando na imagem acima.

terça-feira, 13 de junho de 2017

Tríduo Corpus Christi - segundo dia



Segundo dia do Tríduo de Corpus Christi

No dia 13/06/2017 aconteceu a segunda celebração do Tríduo em preparação espiritual para a festa de Corpus Christi na Igreja Jesus Eucaristia. A Santa Missa, celebrada às 19h30, foi presidida pelo Pe. Marcos Antônio de Santana auxiliado pelo Diác. Hélio Pereira Machado Júnior. Após a missa tivemos salgadinhos, refrigerante e canjica.
Clique na imagem acima para ver as fotos.

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Tríduo Corpus Christi - primeiro dia


Primeiro dia do Tríduo de Corpus Christi

No dia 12/06/2017 aconteceu a primeira celebração do Tríduo em preparação espiritual para a festa de Corpus Christi na Igreja Jesus Eucaristia. A Santa Missa, celebrada às 19h30, foi presidida pelo Pe. José Wallace Pinheiro Neto e concelebrada por Mons. Gustavo José Cruz Auler, auxiliados pelo Diác. Hélio Pereira Machado Júnior. Após a missa tivemos um momento de adoração e ao final os presentes se deliciaram com uma gostosa canjica.
Clique na imagem para ver as fotos. 

domingo, 4 de junho de 2017

Domingo de Pentecostes


Pentecostes

Domingo dia 04 de junho a Igreja Jesus Eucaristia festejou com três missas o Pentecostes. Na missa das 8h acolhemos a nova imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e foi celebrado o batismo da pequena Maria Júlia. Ao final da missa da noite o Círio Pascal foi solenemente apagado. A partir de agora ele será aceso nas celebrações da Iniciação Cristã, notadamente no Batismo, onde o padrinho, em nome do afilhado, nele acende a vela batismal e recebe a Luz de Cristo. Também é usado nas celebrações da Crisma, bênção de uma nova Pia Batismal e em celebração de Exéquias.

Clique na imagem acima para ver as fotos.

sábado, 3 de junho de 2017

Vigília de Pentecostes


Pentecostes

Pentecostes (em grego antigo πεντηκοστή [ἡμέρα], pentekostē [hēmera], “o quinquagésimo [dia]”) é uma das celebrações importantes do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no décimo dia depois do dia da Ascensão.
As raízes: A festa é histórica e simbolicamente ligada ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo (Ex 23,14-17; 34,18-23). O início da festa se dá cinquenta dias depois da Páscoa, com a colheita da cevada; o encerramento acontece com a colheita do trigo (Ex 34,22; Nm 28,26; Dt 16,10).
O nome: Nos últimos trezentos anos do período do Antigo Testamento, os gregos assumiram o controle do mundo, impondo sua língua, que se tornou muito popular entre os judeus. Os nomes hebraicos - hag haqasir e hag xabu´ot - perderam as suas atualidades e foram substituídos pela denominação Pentecostes, cujo significado é cinquenta dias depois (da Páscoa). Como o Império Grego passou a ter hegemonia em 331 a.C., é provável que o nome Pentecostes tenha atingido a popularidade a partir desse período.
Para os cristãos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do Dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, fato que ocorreu durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. Por esta razão o dia de Pentecostes é às vezes considerado o dia do nascimento da igreja. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.

No sábado, dia 03/06/2017 a Banda Três Terços proporcionou à comunidade da Igreja Jesus Eucaristia uma tarde de louvor inteiramente dedicada a esse dia tão importante dentro do nosso calendário, que culminou com a Santa Missa.
A missa foi presidida por Mons. Gustavo Auler, auxiliado pelo Diác. Hélio Júnior e contou com a participação do grupo de Dança Litúrgica e apresentação feita pelas crianças da catequese.


Clique na imagem acima para ver as fotos.