domingo, 25 de junho de 2017

Sagrado Coração de Jesus



Festa do Sagrado Coração de Jesus

A Igreja Jesus Eucaristia celebrou dia 23 de junho a festa do Sagrado Coração de Jesus. Ela acontece na sexta-feira que segue à semana da festa de Corpus Christi, manifestação pública de adoração a Jesus Eucarístico. Foi o próprio Coração de Jesus, em uma de suas manifestações a Santa Margarida, quem solicitou esta celebração de louvor e desagravo.

O Sagrado Coração de Jesus e Santa Margarida

O Sagrado Coração de Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque, jovem religiosa da Ordem da Visitação, para transmitir sua mensagem de misericórdia e confiança, expressa no coração humano e divino do Verbo Encarnado.
Santa Margarida, que recebeu a missão de espalhar pelo mundo a devoção ao Sagrado Coração ofendido pela ingratidão dos homens, foi incompreendida e perseguida, até que a Providência colocou em seu caminho o jesuíta São Cláudio La Colombière, que lhe deu orientação segura e conseguiu fazer com que sua mensagem começasse a ser vista com outros olhos. O Culto ao Sagrado Coração de Jesus obteve, a partir de então, grande impulso e espalhou-se por toda a Igreja. Canonizada em 1920, sua festa é celebrada no dia 16 de outubro.

Apostolado da Oração

É uma organização composta por leigos católicos cuja finalidade é a santificação pessoal e a evangelização. Sua seção jovem é o Movimento Eucarístico Jovem, antiga Cruzada Eucarística.
Seus Estatutos assim o definem: “O Apostolado da Oração constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo.”
Os membros praticam e difundem especialmente as devoções ao Espírito Santo, ao Sagrado Coração de Jesus por meio da Festa do Sagrado Coração de Jesus, e também nas primeiras sextas-feiras do mês, Horas Santas, entronização do Sagrado Coração de Jesus nos lares e a consagração das famílias ao Sagrado Coração de Jesus, a Maria, aos Santos Padroeiros (São Francisco Xavier e Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face) e aos chamados Santos Promotores do culto ao Sagrado Coração de Jesus, com destaque para Santa Margarida Maria Alacoque e a São Cláudio de La Colombiére.
Os membros do Apostolado da Oração, seguindo um programa rigoroso e profundo de vida espiritual, estão capacitados para cooperar ativamente na espiritualidade da paróquia, num trabalho de conjunto com outras pastorais e movimentos, promovendo todas as iniciativas que ajudem a Comunidade a orar.

Clique na imagem acima para ver as fotos.

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Corpus Christi - Missa



Missa e adoração

Às 16h participamos da Santa Missa e Adoração ao Santíssimo presididas por Mons. Gustavo Auler, auxiliado pelo Diác. Hélio Júnior.

Para ver as fotos, clique na imagem.

Corpus Christi - Adoração



Adoração ao Santíssimo Sacramento

À tarde tivemos um encontro pessoal com nosso Senhor presente na Eucaristia. Adoramos aquele que morreu por nós e se entregou na forma de pão e vinho, “para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3,16) Ele que é o motivo da festa de Corpus Christi (o Corpo de Cristo).
A celebração foi conduzida pelo Diác. Hélio Júnior, acompanhado pelos músicos do grupo Três Terços.

Clique na imagem para ver as fotos.

Corpus Christi - Almoço e barraquinhas


Almoço e barraquinhas

Continuando a festa, participamos do almoço com churrasco a quilo. A oração inicial foi feita pelo Pároco, Mons. Gustavo Auler. Depois fomos visitar as barraquinhas.

Dia de Corpus Christi - Missa e Procissão



Dia de Corpus Christi

No dia 15/06/2017 a Igreja Jesus Eucaristia comemorou o Dia de Corpus Christi. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa e foi instituída pelo Papa Urbano IV com a publicação da bula “Transiturus de mundo” em 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.
A origem da solenidade e da procissão remonta ao séc. XIII quando aconteceu o que ficou conhecido como Milagre de Bolsena, em que o sacerdote celebrante da Santa Missa, no momento de partir a Sagrada Hóstia, teria visto sair dela sangue, que empapou o corporal (pano onde se apoiam o cálice e a patena durante a Missa). O papa determinou que os objetos milagrosos fossem trazidos para Orvieto em grande procissão em 19 junho de 1264, sendo recebidos solenemente por Sua Santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico de que se tem notícia.
A procissão de Corpus Christi nos lembra também a caminhada do povo de Deus, peregrino, com a Arca da Aliança, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná no deserto.
Com a instituição da Eucaristia por Jesus o povo é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Nesta quinta-feira a Santa Missa foi celebrada por Mons. Gustavo José Cruz Auler, auxiliado pelo Diác. Hélio Pereira Machado Júnior. Logo após seguimos em procissão pelas ruas do bairro. Ao retornar o Pároco passou pelo tapete confeccionado no dia anterior e proclamou a bênção a todos os presentes.
Para ver as fotos, clique na imagem.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Tríduo Corpus Christi - terceiro dia



Terceiro dia do Tríduo de Corpus Christi

No dia 14/06/2017 a Igreja Jesus Eucaristia iniciou à tarde a decoração do tradicional tapete para a festa de Corpus Christi. O tapete foi confeccionado pelos jovens da Iniciação Cristã, crianças da catequese e alguns pais. Às 19:30h aconteceu a terceira celebração do Tríduo em preparação espiritual para a festa. A Santa Missa foi presidida por Mons. Gustavo José Cruz Auler auxiliado pelo Diác. Hélio Pereira Machado Júnior.
Confiram as fotos da celebração clicando na imagem acima.

terça-feira, 13 de junho de 2017

Tríduo Corpus Christi - segundo dia



Segundo dia do Tríduo de Corpus Christi

No dia 13/06/2017 aconteceu a segunda celebração do Tríduo em preparação espiritual para a festa de Corpus Christi na Igreja Jesus Eucaristia. A Santa Missa, celebrada às 19h30, foi presidida pelo Pe. Marcos Antônio de Santana auxiliado pelo Diác. Hélio Pereira Machado Júnior. Após a missa tivemos salgadinhos, refrigerante e canjica.
Clique na imagem acima para ver as fotos.

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Tríduo Corpus Christi - primeiro dia


Primeiro dia do Tríduo de Corpus Christi

No dia 12/06/2017 aconteceu a primeira celebração do Tríduo em preparação espiritual para a festa de Corpus Christi na Igreja Jesus Eucaristia. A Santa Missa, celebrada às 19h30, foi presidida pelo Pe. José Wallace Pinheiro Neto e concelebrada por Mons. Gustavo José Cruz Auler, auxiliados pelo Diác. Hélio Pereira Machado Júnior. Após a missa tivemos um momento de adoração e ao final os presentes se deliciaram com uma gostosa canjica.
Clique na imagem para ver as fotos. 

domingo, 4 de junho de 2017

Domingo de Pentecostes


Pentecostes

Domingo dia 04 de junho a Igreja Jesus Eucaristia festejou com três missas o Pentecostes. Na missa das 8h acolhemos a nova imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e foi celebrado o batismo da pequena Maria Júlia. Ao final da missa da noite o Círio Pascal foi solenemente apagado. A partir de agora ele será aceso nas celebrações da Iniciação Cristã, notadamente no Batismo, onde o padrinho, em nome do afilhado, nele acende a vela batismal e recebe a Luz de Cristo. Também é usado nas celebrações da Crisma, bênção de uma nova Pia Batismal e em celebração de Exéquias.

Clique na imagem acima para ver as fotos.

sábado, 3 de junho de 2017

Vigília de Pentecostes


Pentecostes

Pentecostes (em grego antigo πεντηκοστή [ἡμέρα], pentekostē [hēmera], “o quinquagésimo [dia]”) é uma das celebrações importantes do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no décimo dia depois do dia da Ascensão.
As raízes: A festa é histórica e simbolicamente ligada ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo (Ex 23,14-17; 34,18-23). O início da festa se dá cinquenta dias depois da Páscoa, com a colheita da cevada; o encerramento acontece com a colheita do trigo (Ex 34,22; Nm 28,26; Dt 16,10).
O nome: Nos últimos trezentos anos do período do Antigo Testamento, os gregos assumiram o controle do mundo, impondo sua língua, que se tornou muito popular entre os judeus. Os nomes hebraicos - hag haqasir e hag xabu´ot - perderam as suas atualidades e foram substituídos pela denominação Pentecostes, cujo significado é cinquenta dias depois (da Páscoa). Como o Império Grego passou a ter hegemonia em 331 a.C., é provável que o nome Pentecostes tenha atingido a popularidade a partir desse período.
Para os cristãos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do Dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, fato que ocorreu durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. Por esta razão o dia de Pentecostes é às vezes considerado o dia do nascimento da igreja. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.

No sábado, dia 03/06/2017 a Banda Três Terços proporcionou à comunidade da Igreja Jesus Eucaristia uma tarde de louvor inteiramente dedicada a esse dia tão importante dentro do nosso calendário, que culminou com a Santa Missa.
A missa foi presidida por Mons. Gustavo Auler, auxiliado pelo Diác. Hélio Júnior e contou com a participação do grupo de Dança Litúrgica e apresentação feita pelas crianças da catequese.


Clique na imagem acima para ver as fotos.