sábado, 23 de setembro de 2017

Acolhida da imagem do Cristo Redentor



O sonho de levar o Cristo Redentor ao encontro de cada carioca em sua realidade particular finalmente está sendo realizado. A réplica instalada no Leme, no início de junho, visitará diversos bairros e comunidades da Cidade, alavancando a campanha “Amigos do Cristo” - lançada pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, no ano passado, visando a manutenção do monumento original e do trabalho sociocultural desenvolvido pelo Santuário Cristo Redentor. A proposta feita pela Instituição foi aceita pelo Secretário Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Indio da Costa, que, no uso das atribuições que lhe são conferidas, resolveu criar um Grupo de Trabalho visando elaborar os critérios para definir a localização e a ambientação da réplica do monumento ao Cristo Redentor nos locais a serem escolhidos.

Estivemos reunidos no dia 23 de setembro em torno da réplica da imagem do Cristo Redentor, que está visitando a Praça do Trem no Engenhão.
A Igreja Jesus Eucaristia rezou pela paz em nossas famílias e em nossa cidade e pedimos especialmente pelas pessoas internadas no Hospital Memorial Fuad Chidid, suas famílias, médicos e funcionários, representando todos os hospitais, pois todos precisam de oração.
Após escutarmos a Palavra de Deus, Mons. Gustavo Auler, auxiliado pelo Diác. Hélio Júnior, abençoou a todos e na sequência participamos do show da Banda T3RÇOS.

Clique na imagem para ver as fotos.

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Visita da Imagem de N. Sra. Aparecida



A missa das 9h de sábado dia 4 de julho, no Santuário Nacional de Aparecida, acolheu o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta e o clero da Arquidiocese. Dom Orani recebeu a imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida das mãos do Reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida, para levá-la em peregrinação pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

No dia 20 de setembro nossa comunidade acolheu com muito carinho a visita dessa imagem que está percorrendo todas as paróquias, que chegou sendo conduzida por Mons. Gustavo Auler.
Na parte da manhã ela percorreu, em procissão com Mons. Gustavo e algumas pessoas da comunidade, três escolas da região: Colégio Arte do Saber na Rua Arquias Cordeiro, 930; Escola Municipal Helio Smidt na Rua José dos Reis, 879; e Escola Municipal Honório Gurgel na Rua José dos Reis, 707; retornando à igreja.
À tarde, tendo início às 16h, tivemos um momento de oração pessoal e recitação do Terço Mariano.
Às 19h foi celebrada a Santa Missa presidida por Mons. Gustavo Auler. Durante a missa comemoramos também o 42º aniversário de casamento dos amigos Jorge e Regina Rocha.
Ao final da missa a imagem seguiu em procissão para a Praça do Trem na Rua José dos Reis, no entorno do Engenhão. Nas proximidades do Hospital Memorial Fuad Chidid, por quem rezamos, foi recitado o Terço Mariano acompanhado de música. No caminho até lá várias pessoas que passavam pelo local perguntavam o motivo da procissão e muitos a seguiram e pararam para acompanhar o terço. Ao final recebemos a Bênção de Deus Todo Poderoso sob a intercessão da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, pelas mãos sacerdotais de Mons. Gustavo Auler, que foi transmitida ao vivo no Facebook.

Clique nos links abaixo para ver as fotos:

domingo, 17 de setembro de 2017

Feira Bíblica



De acordo com o documento “Dei Verbum” do Concílio Vaticano II, faltava nas paróquias um estudo, um aprofundamento da palavra de Deus, da Bíblia; precisava-se portanto de uma renovação. Surgiram então os Círculos Bíblicos, Catequese Renovada, etc.
A Feira Bíblica começou com a catequista Igeny na paróquia de São Benedito dos Pilares com cerca de 50 crianças. Ela idealizou fazer um trabalho que era uma exposição com os temas da Bíblia. Dividiu as crianças em grupos e cada grupo fez uma amostra concreta em trabalhos manuais com papéis, cartolinas, pinturas, desenhos, bonecos, flores, etc., relacionados ao tema escolhido. No ano seguinte começou a Feira Bíblica do Vicariato Suburbano. Hoje esse trabalho é copiado por todas as paróquias.

Na Igreja Jesus Eucaristia a feira segue também esses padrões no mês da Bíblia. Esse ano aconteceu dia 17 de setembro com a participação de catequistas e catequizandos, sob o tema “Maria, mãe de Jesus e nossa”.
A Igreja no Brasil dedica todo o mês de setembro à Bíblia. A motivação provém do fato da Igreja celebrar no dia 30 de setembro a memória do grande santo e doutor da Igreja, São Jerônimo, que a pedido do Papa Dâmaso (366-384) preparou uma excelente tradução da Bíblia em latim, a partir dos originais em hebraico, aramaico e grego; a chamada Vulgata.
Conhecer a Palavra de Deus é fundamental para todo cristão. A Carta aos hebreus diz que “a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração”. (Hb 4,12)

Clique na imagem para ver as fotos.

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Festa da Exaltação da Santa Cruz



No calendário litúrgico cristão há várias festas relacionadas à Cruz, todas com a intenção de relembrar a crucificação de Jesus Cristo, evento central da fé.
Enquanto a Sexta-Feira Santa é dedicada à paixão e crucificação, a Festa da Exaltação da Santa Cruz, em 14 de Setembro, celebra a cruz como instrumento de salvação, fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio.
Como diz o apóstolo São Paulo: “nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos; mas, para os eleitos - quer judeus quer gregos - força de Deus e sabedoria de Deus.” (1Cor 1,23-24)
Segundo a tradição cristã, a Vera Cruz (denominação dada às relíquias provenientes da verdadeira cruz em que Jesus Cristo foi crucificado) foi descoberta em 326 por Helena de Constantinopla, mãe do Imperador Constantino I, durante peregrinação à cidade de Jerusalém. A Igreja do Santo Sepulcro foi construída no local da descoberta, por ordem de Helena e Constantino. A igreja foi dedicada nove anos após, em 13 de setembro de 335, e uma parte da cruz foi posta em exposição no dia 14, para que os fiéis pudessem orar e venerá-la. Em 614 os persas invadiram a cidade e tomaram a cruz, que foi recuperada pelo Imperador Bizantino Heráclio em 628. Após um ano em Constantinopla, a cruz retornou ao Santo Sepulcro.
De acordo com as regras litúrgicas da Igreja Católica Romana, o presbítero deve utilizar vestimentas vermelhas neste dia (simboliza o sangue derramado por Cristo e pelos mártires e as línguas de fogo em Pentecostes, além de indicar a caridade inflamante). Se a celebração ocorrer num domingo, a festa tem precedência sobre a liturgia do tempo comum. Até 1969, a quarta-feira, sexta e sábado após 14 de Setembro eram considerados como um dos quatro conjuntos de dias de têmporas (jejum religioso). A organização destas celebrações específicas, agora, estão sob discernimento das conferências episcopais, que devem considerar usos e costumes de suas localidades.

Na Igreja Jesus Eucaristia a festa foi celebrada com a Santa Missa presidida por Mons. Gustavo Auler auxiliado pelo Diác. Hélio Júnior. Logo após, a bênção do Santíssimo Sacramento.

Clique na imagem acima para ver as fotos.

sábado, 2 de setembro de 2017

Assembleia dos Círculos Bíblicos


No dia 02 de setembro a Igreja Jesus Eucaristia se fez presente na Assembleia dos Círculos Bíblicos do Vicariato Norte. O encontro aconteceu na Paróquia dos Sagrados Corações na Tijuca.
O palestrante, Pe. Aldo de Sousa Santos, nos instruiu a respeito do 12º Plano Pastoral de Conjunto, sob o tema: “Nós, Igreja de Cristo no Rio de Janeiro: nossos desafios nos próximos anos e como os enfrentaremos”.
Também ouvimos e absorvemos os ensinamentos de nosso amigo Pe. Marcos Santana.
Clique na imagem acima para ver as fotos.