segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Coroação de Nossa Senhora



     A devoção de coroar a imagem da Virgem Maria em muitas datas em que celebramos uma festa a ela dedicada, em especial no mês de Maio é muito antiga.
     Este gesto quer externar o carinho que sentimos pela Mãe de Jesus e nossa Mãe. Não se trata de uma devoção vazia de sentido, e nem mesmo a consideramos uma deusa, pois Maria não é um fim em si mesma.

       Não é meta, mas é sinal.
     Sua missão é sempre nos apontar Jesus. Ela é a aurora que antecede a luz radiante do magnífico Sol que é Cristo.
     Coroamos a sua imagem, porque em nosso coração ela tem um lugar especial, pois pelo seu “sim” ela se torna a mãe do nosso Senhor.
Ao anúncio do Arcanjo Gabriel, que falou-lhe claramente: “O santo que vai nascer de ti será chamado filho de Deus” (Lc 1,35), Maria não titubeia e se coloca como serva, não só com palavras, mas com ações. Logo vai ao encontro de sua prima Isabel, que ao receber sua visita, exclamou: “Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor”. (Lc 1,43)
      Coroamos a imagem de Maria, como gesto simbólico, para, desejosos, aprender com ela a cantar as maravilhas de Deus no nosso dia-a-dia, reconhecendo-O como Deus Vivo: “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador” (Lc 1,46-47).

     A origem bíblica da figura da Rainha Mãe
     O título de Nossa Senhora Rainha está intimamente ligado com a realeza de seu Filho Jesus Cristo. O Papa Pio XI, na Carta Encíclica Quas Primas, recordou-nos um precioso ensinamento da Igreja a respeito da pessoa de Cristo: Ele é Rei do Universo. Justamente nesta realeza universal do Filho de Deus se fundamenta a tradição da Igreja de atribuir à Santíssima Virgem Maria o título de Rainha, cuja festa foi instituída pelo seu sucessor, o venerável Papa Pio XII.
    A figura da Rainha Mãe surge pela primeira vez na história do Povo de Deus na descendência da casa da Davi, nos reinados que o sucederam. Salomão, filho de Davi, ao ser entronizado como rei, determinou que sua mãe, Betsabé, sentasse à sua direita: “Betsabé foi, pois, ter com o rei para falar-lhe em favor de Adonias. O rei levantou-se para ir-lhe ao encontro, fez-lhe uma profunda reverência e sentou-se no trono. Mandou colocar um trono para a sua mãe, e ela sentou-se à sua direita” (1 Rs 2,19). Depois da morte de Salomão, houve uma divisão do Povo de Deus. O Reino do Norte se separou do Reino do Sul e, por isso, perdeu a descendência de Davi.
     No Reino do Sul, também chamado de Reino de Judá, o rei sempre reinava juntamente com sua mãe. Os 20 reis descendentes de Davi – que vieram após Salomão – sempre são lembrados junto com suas mães. Isso comprova a afirmação: Sim, a Rainha Mãe é uma instituição típica da Casa de Davi. Por terem muitas mulheres, era impossível àqueles reis escolher somente uma das esposas para reinar ao lado deles. Escolhiam portanto reinar junto à mãe. Para isso, ela recebia o título de gebirah” (que significa Rainha Mãe). Este nome aparece nada menos que treze vezes no Antigo Testamento. Esta tradição não era exclusividade do Povo de Israel. No Egito e em outros povos da região também havia esse costume. Dessa forma, compreendemos a importância da figura da Rainha Mãe para a história da humanidade e também para a interpretação correta das profecias sobre o Messias, o verdadeiro herdeiro do trono de Davi (cf. Lc 1,32).
     Talvez a expressão mais bela dessa tradição esteja no Salmo 44, que diz respeito ao Rei Salomão e menciona a gebirah, a Rainha Mãe: “Filhas de reis formam vosso cortejo; posta-se à vossa direita a rainha, ornada de ouro de Ofir” (Sl 44,10). Essa tradição foi mantida no Reino do Sul até o exílio na Babilônia. Depois desse tempo, não houve mais rei e o povo judeu passou a esperar a vinda do Messias, do novo Filho de Davi, o Rei dos Judeus.
     Se Jesus, Deus feito homem, é o Rei, o Messias, profetizado e exaltado desde o Antigo Testamento, Maria é a Rainha Mãe, a figura maternal que aparece junto dos reis nas Escrituras. O Povo de Israel conhecia as passagens a respeito da figura da Rainha Mãe. Por isso, os apóstolos e discípulos de origem judaica facilmente compreenderam a importância da figura da Mãe de Deus no desígnio divino da salvação e transmitiram esse conhecimento aos demais cristãos.

     No dia 30 de outubro as catequistas da Igreja Jesus Eucaristia promoveram a coroação de Nossa Senhora, encerrando o mês mariano. Foi rezado o terço pelos presentes e a coroação foi feita pelas crianças da catequese. Ao final Mons. Gustavo Auler falou sobre Maria e agradeceu às catequistas, crianças e famílias que participaram do evento.

     Clique na imagem para ver as fotos.

domingo, 29 de outubro de 2017

Investidura de Coroinhas



     No ano de 313, um imperador chamado Constantino, tornou-se cristão e o cristianismo se expandiu sem perseguições. A partir daí começaram a ser construídas grandes igrejas e as celebrações foram ganhando nova forma, assim como foram surgindo funções e lugares próprios para cada um na Igreja.
     O coro é um local na igreja onde estão localizados os cantores e instrumentalistas e todos aqueles que tinham uma participação ativa na celebração: coroinhas/acólitos e sacristão.
     Os coroinhas surgiram neste ambiente. Eram chamados de “meninos do coro”, donde vem a palavra coroinha. Quando se rezavam as vésperas (oração da tarde na Igreja), eles recitavam as orações e acompanhavam o sacerdote nas funções litúrgicas (cantar, servir o altar...).
     Os meninos do coro aproveitavam um pouco do tempo para aprender a ler e escrever com os padres, porque naquele tempo ainda não havia escolas. Aprendiam também música, para poder acompanhar os cantos. Quando a missa era rezada em latim, o povo não respondia as orações, apenas o coroinha é que recitava as respostas.
     Com o tempo as funções na liturgia mudaram e o ministério do coroinha também evoluiu e hoje ele serve o altar, canta, acompanha o celebrante, reza, participa...
     O bom coroinha é aquele que exerce o serviço no altar com dedicação e piedade, sendo conhecedor de tudo que envolve o seu ministério. Mas um bom coroinha é também aquele menino ou menina que procura dar testemunho de vida em sua casa, na rua, na escola, com os amigos, enfim em todos os lugares onde se encontra. Por isso, podemos afirmar que o coroinha é chamado a servir no altar e na vida.
       Ser coroinha não é privilégio. É um serviço, um ministério!
     O acólito tem a seu cargo todas as tarefas da missa, embora possam ser realizadas pelo celebrante ou até por um ministro, desde que esse esteja devidamente preparado. As tarefas de um acólito podem ir desde a correta preparação do altar, o correto manuseio do missal romano, todo o trabalho a realizar na credência, recepção das oferendas, etc., e também - em celebrações mais solenes – o manuseio do turíbulo, o transporte da Cruz, das velas e do Evangelho ou todas as demais tarefas que ‘aparecem ocasionalmente’ devido ao tempo litúrgico que se vive.

     A Igreja Jesus Eucaristia assistiu com muito carinho a investidura de mais três coroinhas. Roberta, filha de Ricardo e Renata, e Lucas e Pedro, filhos Vitor e Aline, que passam a servir o Altar do Senhor. A cerimônia foi presidida por Mons. Gustavo Auler, auxiliado pelo Diác. Hélio Júnior.

     Clique na imagem para ver as fotos.

Crisma 2017



     Após um longo período de formação na fé com a ajuda dos catequistas, 13 jovens e adultos de nossa comunidade receberam o Sacramento da Crisma.

     A Crisma, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, são os três sacramentos da Iniciação Cristã da Igreja Católica. (cf. CIC 1275)
     A Confirmação (a Crisma) é o sacramento que completa o Batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo.
     Tem o nome de Crisma (o Crisma) o óleo composto de azeite de oliva perfumado com resina balsâmica, que é consagrado pelo Bispo na Quinta-feira Santa. Ele é usado no Batismo, consagração de altares e sinos, Ordenação de sacerdotes e na Crisma.
     A unção com o Crisma é feita por um Bispo e a partir de então o crismado é membro legítimo e responsável da Igreja Católica Apostólica Romana.
     O rito essencial da Confirmação é a unção com o Santo Crisma na fronte do batizado com a imposição da mão do ministro e as palavras: “Accipe signaculum doni Spiritus Sancti”, “Recebe, por este sinal, o Dom do Espírito Santo”. (cf. CIC 1320)

     A Crisma 2017 na Igreja Jesus Eucaristia aconteceu dia 29 de outubro e foi presidida por Dom Assis Lopes, Bispo emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro que tem como lema a frase “Eis-me aqui”, e concelebrada por Mons. Gustavo Auler, sendo auxiliados pelo Diác. Hélio Júnior.
     Parabéns a todos os crismados!
     São agora para Deus o perfume de Cristo. (cf. 2Cor 2,15)

     Clique na imagem acima para ver as fotos.

sábado, 28 de outubro de 2017

Dia das Crianças da SSVP


     O Dia das Crianças foi comemorado pela Conferência Jesus Eucaristia da SSVP (Sociedade de São Vicente de Paulo) no dia 28 de outubro. As crianças dançaram, brincaram e ganharam brindes. Após o lanche com muita pipoca e cachorro quente todos comeram bolo e cada criança escolheu livremente três brinquedos. Os dois maiores (boneco Taz e Casa do Batman) foram sorteados.
     Ao final as famílias assistidas levaram para suas casas também a tradicional bolsa de alimentos.
     Agradecemos imensamente a todos os subscritores e todas as pessoas que doaram brinquedos e alimentos! No meio de um Rio de Janeiro violento e conturbado, vocês promovem a alegria dessas crianças e a subsistência dessas famílias. Que Deus abençoe a todos!

     Clique na imagem para ver as fotos.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Casamento!


     Na terça-feira dia 24 de outubro os amigos Alexandre e João, noivos das crismandas  Ivna e Gerlane respectivamente, receberam o Sacramento do Matrimônio na Igreja Jesus Eucaristia. A cerimônia foi presidida pelo Diácono Hélio Júnior.
       Muita saúde e felicidade aos casais!

       Clique na imagem para ver as fotos.

domingo, 15 de outubro de 2017

Aniversário de Ordenação do Diác. Hélio


     No dia 15 de outubro de 2017 a Igreja Jesus Eucaristia comemorou o sexto aniversário de ordenação do nosso amigo Diácono Hélio Júnior durante a missa das 8h, que foi presidida por Mons. Gustavo Auler. Que Deus o abençoe e conduza nesse caminho como Seu servo.
    Comemoramos também o aniversário de Ana Lúcia Coimbra, Geórgia Alencar, Gabriela Vieira, Dircea da Silva e do casal Fernando e Estela (casamento).
      Ao final o Diác. Hélio cortou o bolo que foi servido aos presentes.
     Após a comemoração os ganhadores da rifa da Feira de Saúde e Cidadania receberam seus prêmios.

      Clique na imagem para ver as fotos.

sábado, 7 de outubro de 2017

Feira de Saúde e Cidadania - Oitava Edição


     No dia 07/10/2017 a Igreja Jesus Eucaristia promoveu a sua oitava edição da Feira de Saúde e Cidadania.
     O evento começou com o café da manhã, cuja bênção dos alimentos foi proferida pelo Diác. Hélio Júnior. Após o café fomos para a capela para a oração inicial, também presidida pelo Diác. Hélio, momento em que ouvimos a leitura da Carta aos Efésios 5,29-30.
     O atendimento ao público foi inteiramente gratuito, contando com o apoio do Lions Clube RJ – Caxambi, da UFRJ - PET ODONTO, dos amigos do Posto de Saúde, do Centro Universitário Celso Lisboa, além de todos os voluntários da comunidade que ajudaram na sua realização. Muito obrigado a todos.

     Clique na imagem acima para ver as fotos.