domingo, 26 de novembro de 2017

Primeira Comunhão


     A Eucaristia é o mistério da fé. No momento em que o sacerdote pronuncia as palavras "Isto é o meu corpo. Este é o cálice do meu sangue", acontece o mistério da transubstanciação. A aparência continua a mesma, mas a realidade é outra.

     "Debaixo de espécies diferentes, aparências e não realidades, ocultam-se realidades sublimes. A carne é alimento e o sangue é bebida; todavia debaixo de cada uma das espécies Cristo está totalmente. E quem o recebe não o parte nem divide, mas recebe-o todo inteiro. Quer o recebam mil, quer um só, todos recebem o mesmo, nem recebendo-o podem consumi-lo." (Lauda Sion - Louva Sião - São Tomás de Aquino)

      No dia 26 de novembro, 29 crianças e um adulto se aproximaram do altar para receber pela primeira vez a Eucaristia na Igreja Jesus Eucaristia. A celebração foi presidida por Mons. Gustavo Auler, auxiliado pelo Diác. Hélio Júnior.
     Na sequência receberam um cordão com uma cruz e fizeram um túnel de rosas para a entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
      Parabéns a todos, que agora entendem que a Eucaristia é verdadeiramente Corpo e Sangue do Senhor.

       Clique na imagem acima para ver as fotos.

sábado, 25 de novembro de 2017

Eucaristia Music 2017


     No dia 25 de novembro, na Igreja Jesus Eucaristia, participamos de mais uma edição do Eucaristia Music.
     Tendo como símbolo o "Fusca", onde, assim como no coração de Jesus, sempre cabe mais um, o Eucaristia Music é uma noite de louvor promovida pelos jovens da Igreja Jesus Eucaristia, que inicia com a Santa Missa, esse ano presidida por Mons. Gustavo Auler. O tema desse ano foi "Lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho" (Sl 119,105). O primeiro grupo a tocar foi o "Fonte de Vida" da Igreja Divino Salvador em Piedade. Logo após, a prata da casa, Banda "Três Terços", louvou ao Senhor através da música.
     Como na edição passada, a entrada foi franca, com o pedido de doação de um kilo de alimento não perecível. Todas as doações foram revertidas para a Conferência Jesus Eucaristia (Vicentinos), que atende famílias menos favorecidas de nossa área.
     Durante o evento foi rifada uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. A ganhadora foi nossa amiga Graça, esposa do Adeílson. Foi uma noite divertida promovida pelos jovens para a nossa comunidade.

       Clique na imagem para ver as fotos.

domingo, 12 de novembro de 2017

Retiro da Catequese


     As crianças que se preparam para a Primeira Comunhão na Igreja Jesus Eucaristia, juntamente com seus pais, participaram de um Retiro dia 12 de novembro, que culminou com a Santa Missa presidida por Mons. Gustavo Auler.

        Clique na imagem para ver as fotos.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Dia de Finados



     O Dia dos Fiéis Defuntos, Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro.

     Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade Odilo de Cluny, em 998, pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição e se apoia em uma prática de quase dois mil anos.
     “Quando tu oravas com lágrimas e enterravas os mortos, quando deixavas a tua refeição e ias ocultar os mortos em tua casa durante o dia, para sepultá-los quando viesse a noite, eu apresentava as tuas orações ao Senhor.” (Tobias 12,12)
     “Em seguida, fez uma coleta, enviando a Jerusalém cerca de dez mil dracmas, para que se oferecesse um sacrifício pelos pecados: belo e santo modo de agir, decorrente de sua crença na ressurreição, porque, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles. Mas, se ele acreditava que uma bela recompensa aguarda os que morrem piedosamente, era esse um bom e religioso pensamento; eis por que ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas.” (II Macabeus 12,43-46)

      Vejam as fotos da celebração na Igreja Jesus Eucaristia que foi presidida pelo Pe. Ricardo Castro, auxiliado pelo Diác. Hélio Júnior, clicando na imagem acima.