quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Quarta-feira de Cinzas



     A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja Católica; dia que marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer.
     Ela acontece no 40º dia antes da Sexta-feira Santa (44º dia na verdade; 40 dias de jejum mais 4 Domingos), que nos recorda os 40 dias de jejum de Cristo no deserto.
     Era prática comum em Roma que os penitentes começassem sua penitência pública no primeiro dia de Quaresma. Eles eram salpicados de cinzas, vestidos com saial (uma vestimenta rústica) e obrigados a manter-se longe até que se reconciliassem com a Igreja na Quinta-feira Santa. Quando estas práticas caíram em desuso (do século VIII ao X) o início da temporada penitencial da Quaresma foi simbolizado colocando cinzas nas cabeças de toda a congregação.
     Hoje em dia o cristão recebe uma cruz na fronte com as cinzas obtidas da queima das palmas usadas no Domingo de Ramos do ano anterior e é lembrado da fragilidade da vida humana e do dever da conversão pelas palavras “Convertei-vos e crede no Evangelho” ou “Lembra-te de que és pó e para o pó voltarás”, às quais deve responder: “Amém”, que quer dizer: assim seja. A marca na fronte deve ser mantida até o fim da tarde.
     Com a imposição das cinzas, inicia-se uma estação espiritual particularmente relevante para todo cristão que quer se preparar dignamente para viver o Mistério Pascal, quer dizer, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus. Este tempo do ano litúrgico se caracteriza pela mensagem bíblica que pode ser resumida em uma palavra: “matanoeiete”, que quer dizer “Convertei-vos”.

     Esse ano a quarta-feira de cinzas foi celebrada no dia 14 de fevereiro. Os fiéis da Igreja Jesus Eucaristia compareceram às 9:30h (Santa Missa celebrada por Pe. Marcos Santana) e às 19:00h (Santa Missa celebrada por Mons. Gustavo Auler), para serem marcados pelas cinzas na testa.

     Clique na imagem acima para ver as fotos.

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Baile de Máscaras


     Dia 03/02/18
Demos início a um momento de partilha e formação dos leigos da comunidade Jesus Eucaristia.
Nesse primeiro momento tínhamos a proposta do Baile de Máscaras com o tema:
EU VI A DEUS FACE A FACE, E CONSERVEI A VIDA. (cf. Gn 32,30)
Com a participação do missionário Gleidson da Comunidade Shalom fizemos uma reflexão acerca da Palavra de Deus.
Como a proposta é de formação da comunidade tivemos a equipe da Horinha com Jesus desenvolvendo o mesmo tema junto com as crianças da comunidade.
Escolhas, Viver a Fé, Preservar a Vida fora dos muros da nossa Igreja.
Música, Louvor e animação, muito confete e serpentina.
Alegria de viver em Cristo e partilhar com o irmão.
Por Vittor Palmieri

     Clique na imagem para ver as fotos.