quinta-feira, 31 de maio de 2018

Corpus Christi - Missa 19h


Santa Missa às 19h

Também às 19h participamos da Santa Missa que foi presidida por Mons. Gustavo José Cruz Auler, concelebrada por Pe. José Wallace Pinheiro Neto e Pe. Glauberto Alves de Oliveira.

Novamente o Santíssimo Sacramento foi conduzido pelo Pe. Wallace até o pátio para abençoar as barracas e os presentes.

Corpus Christi - Festa!


Festa!

Durante a festa externa dançamos e brincamos com a Banda 3 Terços. Jovens e crianças dançaram e se divertiram bastante.

Veja as fotos clicando na imagem.

Corpus Christi - Missa 16h


Santa Missa às 16h

A Santa Missa das 16h foi celebrada pelo Padre José Wallace Pinheiro Neto, auxiliado pelo Diácono Hélio Pereira Machado Júnior e foi transmitida ao vivo na nossa página do Facebook.

Ao final fomos agraciados com a Bênção do Santíssimo Sacramento a todos os presentes, principalmente os enfermos. Logo após o Santíssimo foi conduzido até o pátio, passando em meio ao povo que estava na festa.

Clique na imagem para ver as fotos.

Corpus Christi - Almoço


Almoço!

Os almoço do feriado foi lasanha e macarrão com diversos molhos e saladas. A bênção foi proferida pelo Pe. Wallace.

Enquanto apreciávamos a lasanha, ouvíamos a Banda Ponto de Encontro tocando belas músicas para nosso deleite.

Clique na imagem acima para ver as fotos.

Corpus Christi - Missa e Procissão


Dia de Corpus Christi

No dia 31/05/2018 a Igreja Jesus Eucaristia comemorou o Dia de Corpus Christi. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa e foi instituída pelo Papa Urbano IV com a publicação da bula “Transiturus de mundo” em 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.

A origem da solenidade e da procissão remonta ao séc. XIII quando aconteceu o que ficou conhecido como Milagre de Bolsena, em que o sacerdote celebrante da Santa Missa, no momento de partir a Sagrada Hóstia, teria visto sair dela sangue, que empapou o corporal (pano onde se apoiam o cálice e a patena durante a Missa). O papa determinou que os objetos milagrosos fossem trazidos para Orvieto em grande procissão em 19 junho de 1264, sendo recebidos solenemente por Sua Santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico de que se tem notícia.

A procissão de Corpus Christi nos lembra também a caminhada do povo de Deus, peregrino, com a Arca da Aliança, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento nos diz que o povo peregrino foi alimentado com maná no deserto. Com a instituição da Eucaristia por Jesus o povo é alimentado com o próprio Corpo de Cristo, seguindo a caminhada em direção à Nova Jerusalém, descrita por João no Livro do Apocalipse.

Nesta quinta-feira a Santa Missa das 8h foi celebrada por Mons. Gustavo José Cruz Auler,  concelebrada pelo Pe. José Wallace Pinheiro Neto, auxiliados pelo Diác. Hélio Pereira Machado Júnior. Logo após o Santíssimo Sacramento seguiu em procissão pelas ruas do bairro, conduzido por Mons. Gustavo. Ao retornar o Pároco passou pelas barraquinhas da festa abençoando a todas e promoveu um momento de adoração no centro do terreno onde será construída a nova Igreja Jesus Eucaristia.

Para ver as fotos, clique na imagem.

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Tríduo de Corpus Christi - terceiro dia


     Mais um dia de oração em preparação à festa do nosso padroeiro. Neste terceiro dia tivemos a honra de receber em nossa Igreja o nosso Pastor, Cardeal Orani João Tempesta, O. Cist., Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, que tem como lema “Ut omnes unum sint” (Para que todos sejam um).
     Dom Orani, que é natural de São José do Rio Pardo em São Paulo, presidiu a Santa Missa, que foi concelebrada por nosso Pároco Mons. Gustavo José Cruz Auler, pelo Pe. Marcos Antônio de Santana, pelo Pe. Glauberto Alves de Oliveira e pelo Pe. José Wallace Pinheiro Neto, auxiliados pelo Diác. Hélio Júnior. A Missa foi transmitida ao vivo na nossa página no Facebook e ainda pode ser vista clicando AQUI.
     Após a Missa, foi apresentado aos presentes um estudo do projeto da nova Igreja Jesus Eucaristia. No momento em que foi mostrada a perspectiva da fachada, todos aplaudiram. Dom Orani então se dirigiu para o pátio, onde acolheu, conversou e tirou fotos com os fiéis presentes.

     Clique na imagem para ver as fotos.

terça-feira, 29 de maio de 2018

Tríduo de Corpus Christi - segundo dia


     Neste segundo dia do Tríduo de Corpus Christi tivemos o prazer de receber Dom Edson de Castro Homem, Bispo da Diocese de Iguatu no Ceará, para presidir a Santa Missa.
     A Diocese de Iguatu, tem 19 municípios em sua circunscrição totalizando 26 paróquias e tem como padroeiro São José. Dom Edson é o quarto bispo a assumir a diocese e na ocasião de sua posse, ele disse aos presentes:
     "Desde que tomei conhecimento que seria nomeado Bispo de Iguatu, no Estado do Ceará, por Sua Santidade, o Papa Francisco, tenho feito, durante a celebração da Eucaristia, a mesma súplica do Apóstolo Paulo pelos cristãos de Tessalônica: 'Não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos de sua vocação; e que seu poder faça realizar em vós o bem desejado, e torne ativa a vossa fé' (2Tes 1,11)."
      Dom Edson já é nosso amigo há tempos e sempre alimenta nossa fé com belas homilias.
     A Santa Missa foi concelebrada por nosso Pároco, Mons. Gustavo José Cruz Auler, pelo Pe. José Wallace Pinheiro Neto e pelo Pe. Glauberto Alves de Oliveira, auxiliados pelo Diác. Hélio Júnior.

     Clique na imagem acima para ver as fotos.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Tríduo de Corpus Christi - Primeiro dia


     Tríduo é a preparação espiritual feita por três dias de orações. Estamos nos preparando para a festa do nosso padroeiro com três dias de oração em sua honra, pedindo uma graça especial mediante um tríduo de preces de intercessão. Esses três dias formam uma unidade. Cada dia é completo, mas deve ser visto como parte do todo.
     Neste primeiro dia do Tríduo de Corpus Christi a Santa Missa foi presidida pelo Pe. José Wallace Pinheiro Neto, concelebrada por nosso Pároco, Mons. Gustavo José Cruz Auler e pelo Pe. Glauberto Alves de Oliveira, auxiliados pelo Diác. Hélio Júnior.

       Clique na imagem para ver as fotos.

sábado, 19 de maio de 2018

Vigília de Pentecostes



     Pentecostes era uma das grandes festas judaicas em que muitos israelitas peregrinavam a caminho da Cidade Santa para adorarem a Deus no Templo. A princípio, celebrava o fim do tempo das colheitas, com cerimônias de ação de graças e oferecimento das primícias; posteriormente, acrescentou-se a recordação da promulgação da Lei, dada a Moisés no Sinai. Comemorava-se cinquenta dias (sete semanas) após a Páscoa. Hoje em dia comemoramos a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos reunidos no Cenáculo, com a manifestação pública da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.
     O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Muito embora tenha sido a última pessoa a ser revelada, atua na história da humanidade desde o princípio. O Espírito Santo é consubstancial ao Pai e ao Filho e dEles procede. O conhecimento do Filho só é possível pela ação do Espírito Santo, através da Sua Graça (§684 CIC).
     A palavra Ruah em hebraico quer dizer sopro. Nas Escrituras, é referido também como Paráclito, Consolador, Defensor (§692 CIC). Foi por sua inspiração que falaram os Profetas.
“Quando chegou o dia de Pentecostes, estavam todos juntos num mesmo lugar. E sobreveio de repente um ruído do céu, como de um vento impetuoso, que encheu toda a casa em que se encontravam. O Espírito Santo manifestou-se por meio dos elementos que costumavam acompanhar a presença de Deus no Antigo Testamento: o vento e o fogo – Voltamos a encontrar os elementos do vento e do fogo no Pentecostes do Novo Testamento, mas sem ressonâncias de medo. Em particular, o fogo adquire a forma de línguas que se pousam sobre cada um dos discípulos, que ‘ficaram todos cheios de Espírito Santo’ e, em virtude de tal efusão, ‘começaram a falar outras línguas’ (Act 2, 4).” (SS Bento XVI, Hom. Pentecostes, 11-V-2008).
     O fogo do Espírito, recebido pelos discípulos, vem da mesma fonte, repartindo-se sobre as cabeças; ilumina a inteligência, fazendo com que compreendam os ensinamentos de Jesus; inflama os corações de amor e coragem, fazendo com que preguem com valentia; purifica as almas do pecado.

     Nesta noite de sábado, dia 19/05, a Santa Missa de Vigília de Pentecostes foi presidida por Monsenhor Gustavo Auler, auxiliado pelo Diácono Hélio Júnior. Na oportunidade comemoramos o aniversário de nossa amiga Help, que tanto nos ajuda com a ornamentação da Igreja.

       Clique na imagem para ver as fotos.

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Terço dos Homens


     No dia 15 de maio o movimento Terço dos Homens Nossa Senhora de Fátima, da Igreja Jesus Eucaristia, promoveu a recitação do Terço Mariano na Praça do Trem, em frente ao Hospital Memorial no Engenho de Dentro. Durante as orações, acompanhadas de música, foram feitas transmissões ao vivo pelo Facebook de alguns momentos. Ao final recebemos a bênção pelas mãos de Monsenhor Gustavo Auler.

     Clique na imagem para ver as fotos.

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Coroação de Nossa Senhora



Coroação de Nossa Senhora

A cena é o último episódio na vida da Virgem Maria, sendo a sequência da Assunção - que não era um dogma na Idade Média - ou Dormição. A base bíblica é encontrada em Cânticos 4,8, Salmos 44,11-12 e Apocalipse 12,1-7. O título de “Rainha do Céu” (ou Regina Coeli) dado a Maria, remonta, no mínimo, ao século XII.

A origem das coroações
(Paróquia São Jose de Bicas - MG)

Segundo o Padre Cássio Barbosa de Castro, Mestre em História da Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, a tradição é antiga em nossa Igreja. Começou no século XIII, no ano de 1280:
“Na Europa, é no mês de maio que são colhidos os frutos da terra e as flores do campo são cheias de cores e de perfumes. E isto remete a Maria, que é considerada a flor mais bela no Carmelo”.
A tradição chegou ao Brasil através dos portugueses. Desde então, devotos realizam coroações da imagem de Nossa Senhora durante este mês. Padre Cássio explica que a tradição se solidificou no século XIV, em Paris:
“A figura de Maria ganhou destaque em Paris. A Mãe de Deus era simbolizada como uma flor adornada de joias, então, surgiram as coroações. Foi São Felipe Neri que começou a dedicar o mês de maio a Maria fazendo a ela homenagens com flores”, explica.
Para Padre Cássio, as homenagens são uma forma de devoção: “Maria é a Mãe de Deus! Celebrar o Mês de Maria é devotar o nosso amor à Mãe de Deus e à nossa Mãe. O que forma o catolicismo é a Eucaristia, Maria e o Papa. Devotar um mês a Maria é dizer que Maria é também nossa Mãe e companheira de caminhada. Coroar Nossa Senhora é demonstrar que a reconhecemos como Rainha”, destaca.
Cada elemento que as crianças oferecem a Nossa Senhora tem um significado. A palma representa a pureza de Maria, o véu, sua virgindade, a coroa sua realeza e as flores remetem à homenagem feita por São Felipe Neri.
É realmente belo sentir a emoção das mães vendo suas pequenas crianças, filhos e filhas, coroando Nossa Senhora. Sente-se passar um filme na cabeça de cada uma delas, lembrando o dia em que elas também coroaram a Mãe de Jesus. Emoção e Fé são os sentimentos que tornam mais belo este momento.

Dia das mães

Reconhecida como idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual é a filha de Ann Maria Reeves Jarvis, a metodista Anna Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Ela obteve sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914, quando a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother's Day foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos, instalando o segundo domingo do mês de maio como Dia das Mães.
No Brasil, coube à Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS) a iniciativa da comemoração. A data foi trazida ao Brasil pelo então Secretário-geral da instituição, Frank Long. A primeira celebração no país ocorreu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre. Aos poucos, a festividade foi se espalhando pelo país e, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas, a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, oficializou a data no segundo domingo de maio. A iniciativa fazia parte da estratégia das feministas de valorizar a importância das mulheres na sociedade, animadas com as perspectivas que se abriram a partir da conquista do direito de votar, em fevereiro do mesmo ano. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Parabéns a todas as mamães pelo seu dia tão especial! Que Deus as abençoe e Nossa Senhora de Fátima as proteja!

No dia 13 de maio, dia das mães e dia de Nossa Senhora de Fátima, as crianças da catequese da Igreja Jesus Eucaristia homenagearam a Mãe de Deus coroando sua imagem durante a missa das 8 horas. A celebração foi presidida por Mons. Gustavo Auler, auxiliado pelo Diác. Hélio Júnior.

Clique na imagem acima para ver as fotos.

domingo, 6 de maio de 2018

Missa com Pe. Aldo


     A Igreja Jesus Eucaristia foi agraciada no dia 06 de maio com a visita do Padre Aldo de Souto Santos, Vigário Episcopal do Vicariato Norte. Ele presidiu a Santa Missa das 10h, sendo auxiliado pelo Diácono Hélio Júnior.
     Após a celebração todos seguiram em procissão até a área onde será construída a nova Igreja. Pe. Aldo consagrou a construção a Nossa Senhora de Fátima e pediu a bênção de Deus. A pequena Maria Júlia de seis meses, no seu colo, passou a ser o termômetro das obras. Pela sua idade saberemos quanto tempo se passou até o final da construção.

      Clique na imagem para ver as fotos.