Viva Santo Antônio, São Pedro e São João!
Tradicionalmente, as Festas Juninas começam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Já nos dias 23 e 24 se comemora o dia de São João. Esses são os três santos populares lembrados no mês de junho.
A origem das Festas Juninas é pagã. Ainda antes da Idade Média as celebrações anunciavam o solstício de verão (hemisfério Norte) e de inverno (hemisfério Sul) e homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade. A igreja acabou aderindo às festas atribuindo-lhes um caráter religioso, uma vez que não conseguia acabar com a sua popularidade.
Em Portugal, em virtude da coincidência de datas, passou-se a comemorar o São João, chamando-lhe de festas joaninas. No país lusitano, a Festa de São João na cidade do Porto é muito famosa e atrai milhares de pessoas que todos os anos festejam nas ruas.
No Brasil, as festas juninas foram introduzidas pelos portugueses no período colonial e, desde então, a comemoração sofreu influências das culturas africanas e indígenas e, por isso, possui características peculiares em cada parte do Brasil.
As festas caipiras, como são também conhecidas, são típicas da região nordeste, onde a maior festa de São João do mundo acontece em Campina Grande, no Estado da Paraíba.
Sábado dia 7 de julho a Igreja Jesus Eucaristia se divertiu em sua Festa Julina! As comemorações iniciaram com a Santa Missa, presidida por Pe. Glauberto Alves de Oliveira. Nesse primeiro dia a música ficou por conta de Marcelo Resende que animou brilhantemente a noite.
Clique na imagem acima para ver as fotos.