segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Missa do Galo


Missa do Galo é o nome dado pelos católicos à missa celebrada na Véspera de Natal que começa à meia noite de 24 para 25 de Dezembro.

O Natal significa o nascimento de Cristo, que se revive numa celebração próxima da meia noite, pela convicção de que o nascimento teria ocorrido por essa hora. Segundo o Monsenhor José Roberto Rodrigues Devellard, Coordenador da Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o nome “Missa do Galo” teve origem no fato de Jesus ser considerado o sol nascente que veio nos visitar, clareando a escuridão. O galo era considerado uma ave sagrada no antigo Império Romano. O animal passou a simbolizar vigilância, fidelidade e testemunho cristão. Monsenhor Devellard explica que esta ave é a primeira a ver os raios de sol e, portanto, ao reverenciar o sol nascente com seu canto, o galo estaria louvando, primeiramente, a Jesus Cristo. Por isso, nas igrejas mais antigas, podemos ver um galo em seus campanários, para representar a luz Divina. Por fim, por causa da violência, em algumas cidades, como a do Rio de Janeiro, o galo começou a cantar mais cedo, lamenta Monsenhor Devellard, referindo-se à necessidade de antecipar o horário da Missa da véspera do Natal.

Para celebrar o nascimento de Jesus, a Missa do Galo foi instituída no século V, após o Concílio de Éfeso (431 D.C.), começando a ser celebrada oficialmente na basílica erigida no monte Esquilino (uma das sete colinas de Roma) pelo o papa Sisto III, dedicada a Nossa Senhora, posteriormente denominada Basílica de Santa Maria Maior.

A expressão “Missa do Galo” é específica dos países latinos e deriva da lenda ancestral segundo a qual à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado fortemente, como nunca ouvido de outro animal semelhante, anunciando a vinda do Messias, filho de Deus vivo, Jesus Cristo.

Outra lenda, de origem espanhola, conta que antes de baterem as 12 badaladas da meia noite de 24 de Dezembro, cada lavrador da província de Toledo, em Espanha, matava um galo, em memória daquele que cantou três vezes quando São Pedro negou Jesus, por ocasião da sua morte. A ave era depois levada para a Igreja a fim de ser oferecida aos pobres que viam, assim, o seu Natal melhorado. Era costume, em algumas aldeias espanholas, levar o galo para a Igreja para este cantar durante a missa, significando isto um prenúncio de boas colheitas. Mas isso era antigamente pois agora isso é proibido.

Outra origem da expressão é citada no livro “De onde vêm as palavras”, de Deonísio da Silva (Editora A Girafa): como o fato de a Missa de Natal normalmente terminar muito tarde “quando as pessoas voltavam para casa, os galos já estavam cantando”.

O galo também anuncia o nascer do sol e o seu canto simboliza o amanhecer, comemorado pelos pagãos, como forma de agradecer ao Deus-Sol o surgimento do sol após o longo período de inverno. A missa do galo é normalmente comemorada com muita alegria.

Na tradição católica cristã faz-se então celebração em missa solene e comunhão pelo nascimento do Messias, Jesus Cristo, onde além de vários outros cânticos, canta-se o tradicional cântico de Glória pela primeira vez depois do início do Ano Litúrgico (as exceções desta regra durante o Advento são a Solenidade da Imaculada Conceição, em 8 de dezembro, e a festa da Virgem de Guadalupe, em 12 de dezembro). Dada a sua importância e a tradição, pois anuncia o nascimento do Deus vivo, eis que “o verbo se fez carne” (Jo 1,14), o próprio Papa, bispo de Roma, deve conduzir a celebração pessoalmente, pois ele é sucessor de Pedro, o apóstolo que Jesus mesmo designou como primeiro dirigente da Igreja (Mt 16,18).

Depois da missa, as famílias voltam para suas casas, colocam a imagem do Menino Jesus no Presépio, realizam cânticos e orações em memória do Messias, filho de Deus, e confraternizam-se e compartilham a Ceia de Natal, com eventual distribuição de presentes.

Este ano a Missa do Galo na Igreja Jesus Eucaristia foi presidida por Pe. Glauberto Alves de Oliveira auxiliado pelo Diác. Hélio Júnior.

Clique na imagem para ver as fotos.

sábado, 15 de dezembro de 2018

II Show de Prêmios


No dia 15 de dezembro acompanhamos o sorteio do II Show de Prêmios da Igreja Jesus Eucaristia. Após a leitura das regras do evento, foram chamadas duas testemunhas voluntárias para acompanharem e sortearem o quinto e o quarto prêmios e logo após mais duas testemunhas para o terceiro, o segundo e o primeiro prêmios. Foram sorteados para o quinto prêmio uma Máquina de Café Lumio Dolce Gusto, para o quarto prêmio uma Fritadeira Elétrica Air Fry Mondial, o terceiro prêmio foi uma Máquina de Lavar Brastemp 11kg, o segundo prêmio uma TV Smart Samsung 49' e o primeiro prêmio um iPhone 8 64Gb.

Toda a renda do evento será revertida para a construção do novo prédio da Igreja Jesus Eucaristia. Parabéns aos ganhadores!

Clique na imagem acima para ver as fotos.

domingo, 2 de dezembro de 2018

Aniversário de Ordenação - Pe. Marcioni


No dia 02/12 nosso amigo Pe. Marcioni Cardoso Scheffer celebrou missa em nossa comunidade comemorando seus 25 anos de ordenação e 50 anos de vida. A missa foi concelebrada por Pe. Glauberto Alves de Oliveira, auxiliados pelo Diác. Hélio Pereira Machado Júnior. Na ocasião ele nos ensinou o que é o período do Advento e o Diác. Hélio acendeu a primeira vela da coroa.

Parabéns padre! Muita saúde e muitos anos de vida e serviço ao Senhor Jesus!

Clique na imagem para ver as fotos.