domingo, 4 de setembro de 2022

Centenário do Congresso Eucarístico Nacional



Um só coração e uma só alma para que todos sejam um! (At 4,32; Jo 17,20)

Ao Povo de Deus da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Paz e unidade!

 

No dia 7 de setembro de 1922, sendo a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro a capital federal, celebrou-se o centenário da Independência do Brasil. Na época, o nosso predecessor, então Arcebispo Coadjutor e depois Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, era Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra.

Diante das comemorações do centenário da Independência, era seu desejo afirmar o nome de Deus, “a cuja munificência infinita devemos a pátria incomparável que temos”. Com isso, despertar “no Brasil inteiro sentimentos de fé e patriotismo” diante da “obsessão grosseira dos interesses do ‘eu’ e o consequente menosprezo das idealidades imortais da moral e da pátria”.

Com estes nobres objetivos, Dom Leme divulgou uma carta, na Solenidade de Corpus Christi, a 15 de junho de 1922, convocando todos os arquidiocesanos para um Congresso Eucarístico, em setembro daquele ano. O tema geral proposto foi a “restauração do Brasil em Cristo, pelo incremento da vida eucarística, principalmente nas famílias, crianças e mocidade” (juventude). Esse propósito que Dom Leme buscou seguir sempre foi a motivação da maioria das suas realizações nesta capital.

Neste ano de 2022, no qual comemoramos o bicentenário da proclamação da Independência do Brasil, teremos a oportunidade de celebrar os 100 anos desse Congresso Eucarístico comemorativo do centenário da independência e que também nos prepara para o 18º Congresso Eucarístico Nacional, que será realizado de 11 a 15 de novembro, em Recife. O tema: “Pão em todas as mesas” nos recorda que não há necessitados entre aqueles que praticam a fraternidade. Dessa forma, esta nossa comemoração arquidiocesana se une à preparação para esse grande momento nacional.

(.....)

Inspirados pelos eventos eucarísticos realizados em nosso país que, por sua vez, marcaram a história, a vida e a fé cristã do povo brasileiro; iluminados pelo exemplo do Cardeal Leme, o “Bispo da Eucaristia”, que este ano completa 140 anos de nascimento e 80 anos de falecimento, realizaremos em toda a nossa Arquidiocese a comemoração do Centenário do Congresso Eucarístico Nacional de 1922, cujo tema neste ano de 2022 será “Eucaristia, alimento da unidade, de esperança e de fraternidade”.

(.....)

Solicitamos que esta carta seja divulgada em todas as comunidades para que todos se sintam convidados a celebrar o dom da Eucaristia com ardorosa fé, gratidão e missão. Desejamos que o empenho de todos, sendo “um só coração e uma só alma” (lema do Cardeal Leme) “para que todos sejam um” (lema de nosso episcopado) nas celebrações deste Congresso Eucarístico, alcance muitos frutos para a nossa Arquidiocese, para a cidade e para a pátria a fim de que Nosso Senhor Jesus Cristo, presente no sacramento da Eucaristia, “seja adorado e seja amado nesta terra de Santa Cruz”, o Brasil!

Orani João Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro

Na íntegra em: https://arqrio.org.br/um-so-coracao-e-uma-so-alma-para-que-todos-sejam-um-at-432-jo-1720/

 

Na Igreja Jesus Eucaristia, que tem como padroeiro o próprio Corpo de Cristo, a primeira Missa foi celebrada às 8h presidida pelo Pároco Mons. Gustavo José Cruz Auler, auxiliado pelo Diácono Hélio Pereira Machado Júnior.

Após a celebração saímos em procissão com o Santíssimo Sacramento, tendo sido escoltados e auxiliados pela Guarda Municipal do Rio de Janeiro.

Na volta fomos nos deliciar nas barraquinhas da festa promovida no futuro estacionamento do novo prédio. A festa ficou aberta ao público durante todo o dia para a festa e visita à estrutura da construção.

Também foram celebradas Missas às 11h (presidida por Mons. Gustavo José Cruz Auler), 16h (presidida por Mons. Gustavo José Cruz Auler) e 18h (presidida por padre Damião Conceição de Souza Borges).


Clique na imagem acima para ver as fotos.