sábado, 29 de abril de 2017

Páscoa dos Enfermos



O Sacramento da Unção dos Enfermos
(Pe. Vitor Gino Finelon)
(Vice-Diretor das Escolas de Fé e Catequese – Mater Ecclesiae e Luz e Vida)

A doença, o sofrimento e a morte na Sagrada Escritura

Já desde o Antigo Testamento notou-se que a doença, o sofrimento e a morte não foram planejados por Deus para o homem. Estas realidades foram introduzidas após o pecado de Adão (Gn 3). Os profetas de Israel vislumbraram um tempo em que Deus perdoaria o pecado dos homens e os libertaria de suas consequências (Is 33,24; 53,11).
Esta esperança se concretizou com a vinda de Jesus. Ele se mostrou compassivo com os enfermos e os sofredores, curando uns e libertando os outros (Mt 4,23-24). O próprio Senhor experimentou em sua Paixão e Morte as consequências do pecado da humanidade que Ele carregava sobre si (Mt 8,17). Em seu mandato missionário, pediu que os apóstolos impusessem as mãos e rezassem pelos moribundos (Mc 16,17-18). A Igreja, obediente as palavras de seu Mestre, continuou rezando pelos enfermos pedindo a Deus a sua cura (Tg 5,14-15)

A Páscoa de Cristo e a Unção dos enfermos

Quando Jesus ressuscita, Ele vence o pecado e as suas consequências (a morte e o sofrimento físico e espiritual). Esta vitória, que já é plena no Céu, pode já ser antecipada aos membros sofredores de seu Corpo. Através do Sacramento da Unção dos Enfermos o doente está unido em seu sofrimento ao Cristo com quatro razões: receber a força do Espírito Santo que o fortalece em sua fé; se unir à Paixão de Jesus, participando de sua obra salvífica; interceder pela santificação dos outros membros da Igreja através de seus sofrimentos; e, se for o caso, se preparar para a entrada definitiva e plena na vitória Pascal de Cristo.

Para aprofundar...

Para saber mais sobre o assunto, indicamos CIC, nos 1499 até 1532; o Compêndio do Catecismo, da pergunta 313 à 320; e, o Youcat, da pergunta 240 até a 247.


Durante a missa do dia 29 de abril presidida por Mons. Gustavo Auler, auxiliado pelo Diác. Hélio Júnior, foi dada a Bênção dos Enfermos aos presentes.
Clique na imagem para ver as fotos.