As Conferências da Sociedade de São Vicente de Paulo devem promover todos os anos a Santa Missa das Cinco Intenções no aniversário da Conferência e/ou do Conselho.
Isso consta da Regra da Sociedade (principal documento da SSVP) no artigo 68:
“Os membros das Conferências devem participar, anualmente, da Celebração Eucarística denominada “Missa das Cinco Intenções”, de preferência na data do aniversário de criação (...)”.
Em uma carta do dia 30 de abril de 1911, o confrade Paulo Calon, presidente internacional da SSVP na época, relata que a tradição de celebrar a Missa das Cinco Intenções remota ao ano de 1870. Tropas italianas ocuparam os Estados Pontifícios e proclamaram a Terceira República. Napoleão III (sobrinho e herdeiro de Napoleão Bonaparte, sendo o primeiro presidente francês eleito por voto direto) foi deposto, promovendo um estado de calamidade na França.
Diante dos fatos, um francês que era presidente de uma Conferência obteve de seu bispo a autorização para promover a celebração diária da Santa Missa sucessivamente em cada Matriz da Santa Diocese, nas intenções da Igreja, do Soberano Pontífice, da França e da Sociedade de São Vicente de Paulo. Portanto, quatro intenções no início. O objetivo era alcançar de Deus uma solução para aquele conflito.
Relata ainda o confrade Paulo Calon que quando a paz se instalou na Europa, a ideia da Santa Missa continuou sendo acatada pelo Conselho Geral Internacional da SSVP. Ficou decidido que cada conferência da França, assim como do estrangeiro, deveria promover a Santa Missa das Intenções pelo menos uma vez por ano.
No Brasil, além de se rezar pela pátria local, a Santa Missa ganhou mais uma intenção, que foi a de relembrar os falecidos Vicentinos.
Portanto essas são as cinco intenções:
* pelos falecidos da SSVP.
* pela Santa Igreja Católica.
* pelo Santo Padre o Papa.
* pela SSVP.
* pelo Brasil.
A Conferência Jesus Eucaristia, comemorando seus 19 anos de história, promoveu a Missa das Cinco Intenções no dia 24 de abril.
A Santa Missa foi presidida por Dom Zanoni Demettino Castro, Arcebispo de Feira de Santana – Bahia, que estava visitando nossa comunidade, e foi concelebrada pelos padres Marcos Antônio de Santana e Glauberto Alves de Oliveira.
Agradecemos a Dom Zanoni pelo carinho. Que Deus o abençoe e proteja.
Clique na imagem para ver as fotos.