domingo, 21 de novembro de 2021

40º Aniversário de Ordenação de Mons. Gustavo Auler

 
Cristo Rei é um título de Jesus baseado em várias passagens bíblicas e, em geral, usada por todos os cristãos. A Igreja Católica, a Igreja Anglicana, bem como várias outras denominações cristãs protestantes, incluindo os presbiterianos, luteranos e metodistas, celebram, em honra de Cristo sob este título, a Festa de Cristo Rei no último domingo do ano litúrgico, antes que o novo ano comece com o primeiro domingo do Advento, podendo cair entre 20 e 26 de novembro.

O Papa Pio XI instituiu esta solenidade em 1925 com o intuito de opor-se ao crescimento de correntes de pensamento laicistas que se opunham aos valores cristãos. Cristo é o Rei do Universo, e deve reinar na sociedade. Seu reino é um reino de justiça, de paz e amor. Não há paz no mundo porque não há paz nas consciências. Apenas Cristo é capaz de conduzir o ser humano aos seus valores mais altos, reinando em suas almas e seus corações.

A Igreja Jesus Eucaristia, nesse dia de festa, comemorou às 18h os 40 anos de Ordenação de seu Pároco, Monsenhor Gustavo José Cruz Auler. Na ocasião Dom Orani visitou a construção do novo Templo da IJE, sendo recebido por Mons. Gustavo, padres e diáconos, e pela equipe do Grupo Engênesis, responsável pela obra.

A celebração foi presidida pelo nosso Arcebispo, Cardeal Orani João Tempesta, OCist., concelebrada por Mons. Gustavo José Cruz Auler, Pe. Wallace, Pe. Damião, Pe. Haroldo, sss. e Pe. Joel, sss., auxiliados pelos diáconos Diác. Hélio Jr., Diác. Edilson Lima e Diác. Aloísio.

Parabéns Monsenhor Gustavo!! Que Deus continue abençoando sua vocação e seu serviço. Um grande abraço da Igreja Jesus Eucaristia!

Clique na imagem para ver as fotos.

domingo, 14 de novembro de 2021

Primeira Missa do Diác. Edilson Lima



No dia seguinte à sua ordenação, o Diácono Edilson Lima iniciou seu Ministério servindo na Santa Missa presidida pelo Pe. Francisco Haroldo Paiva Alexandre, que foi auxiliado também pelo Diác. Hélio Jr.

Na ocasião também foi comemorado o aniversário de casamento entre nossos amigos Luiz Antônio e Rosane.

Parabéns a todos!

Clique na imagem para ver as fotos.

sábado, 13 de novembro de 2021

Ordenação Diaconal

 

Toda vocação é um ato de amor que nasce na simplicidade de um desejo, de uma admiração ou de uma inquietação. Com o passar dos anos, ela é amadurecida, tornando-se uma oblação espiritual e existencial. O Ministério Diaconal, igualmente, é consequência de um caminho vocacional trilhado. Emerge da vontade livre, consciente e disponível do candidato que manifesta, publicamente, seu compromisso de servir e anunciar a Palavra de Deus.

Desde a Tradição Apostólica, o diácono é aquele que ajuda a comunidade a traduzir a liturgia celebrada para a vida cotidiana, ocupando-se, sobretudo, com a necessidade dos mais pobres. Seu ofício se fundamenta a partir do exercício da caridade, no qual ele se esforça para compreender a Palavra e a Liturgia a partir do ministério do serviço.

A Ordenação Diaconal é um momento muito especial. No entanto, esse ministério celebrado e assumido não deve ser considerado um estado temporário para o acesso ao sacerdócio e sim um verdadeiro e permanente sacramento que perpetua a missão da Igreja. Nesse sentido, o diácono, inspirado pelo exemplo de Jesus, consagra toda sua vida para “lavar os pés” da comunidade e partilhar o pão da Palavra, que alimenta, traz vida e esperança.

A celebração é presidida pelo Bispo que acolhe a eleição dos candidatos. Os jovens eleitos são interrogados, manifestando sua livre decisão e abertura de coração para receber a Sagrada Ordem. Por conseguinte, simbolizando sua consagração total à Cristo, à Igreja e ao Evangelho, os ordenandos prostram-se no chão enquanto toda a comunidade reza por eles, entoando a Ladainha de todos os santos.

Após esses ritos, chega-se ao momento mais importante da celebração. O bispo, em nome da Igreja, impõe as mãos sobre os eleitos e reza a prece de ordenação, que confere a graça sacramental e o ministério diaconal.

Já ordenados, os novos diáconos recebem as vestes litúrgicas e os Santos Evangelhos, assumindo mais uma vez a missão de anunciar e testemunhar os ensinamentos de Jesus. Em seguida, eles são cumprimentados pelo bispo com um abraço de paz e acolhidos ao presbitério.

Nesse sábado nosso Arcebispo Cardeal Orani João Tempesta, OCirc. presidiu missa solene na Catedral de São Sebastião, na qual impôs as mãos e ordenou Diáconos Permanentes 21 candidatos preparados na Escola Diaconal Santo Efrém. Os ordenados fazem parte da turma "Nossa Senhora Aparecida", cujo lema é: "Ó Senhor, eu cantarei eternamente o Vosso amor" (Salmo 88).

Dentre eles estava nosso amigo e agora Diácono Edilson Valério de Morais e Lima, que ao final da celebração recebeu os parabéns de familiares e amigos.

Parabéns Diácono Edilson Lima! Que Deus abençoe seu Ministério!

Clique na imagem acima para ver as fotos.

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Viva Nossa Senhora!



A 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Fátima, Portugal. Chamavam-se Lúcia de Jesus (10 anos), Francisco (9 anos) e Jacinta Marto (7 anos).

Por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, viram uma luz brilhante. Olharam então para cima de uma azinheira e viram uma "Senhora mais brilhante que o sol", de cujas mãos pendia um terço branco. Essa foi a primeira de seis aparições da Virgem de Fátima a essas crianças.

Na última aparição, a 13 de outubro de 1917, estando presentes cerca de 70.000 pessoas, a Senhora disse-lhes que era a "Senhora do Rosário" e que fizessem ali uma capela em sua honra. Depois da aparição, todos os presentes observaram o milagre prometido às três crianças em Julho e Setembro: o sol, assemelhando-se a um disco de prata, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra.

Desde 1917, não mais cessaram de ir à Cova da Iria milhares e milhares de peregrinos de todo o mundo, hoje num montante anual de cinco milhões.

Nesse 13 de outubro a Igreja Jesus Eucaristia celebrou uma missa em honra a N. Sra. de Fátima, nossa copadroeira. Foi presidida por Mons. Gustavo Auler auxiliado pelo Diác. Hélio Júnior. Ao final da celebração as crianças da catequese encenaram a coroação de Nossa Senhora. Que a Virgem de Fátima abençoe e proteja a todos.

Clique na imagem para ver as fotos.

sábado, 18 de setembro de 2021

Encontro com a Palavra de Deus







Após um longo período sem reuniões presenciais por conta da pandemia mundial, no dia 18/0iniciamos uma série de encontros presenciais para formação, respeitando o distanciamento, uso de máscaras e uso de álcool 70%.

Nesse primeiro encontro o tema foi "Entendes o que estás lendo?" (At 8,30), estudando um pouco da Carta aos Gálatas. Para essa formação contamos com a presença de Mons. Gustavo Auler que abençoou o momento de formação. Logo após nossos amigos Jorge Rocha e o Diác. Almir Marcelo Santos conduziram brilhantemente o encontro.

Clique na imagem para ver as fotos.

quinta-feira, 3 de junho de 2021

Festividade de Corpus Christi 2021

Nossa igreja tem a honra de ter como padroeiro Aquele que é o centro de toda a vida cristã, o próprio Cristo sacramentado. A festividade de Corpus Christi, vem do latim que significa "Corpo de Cristo" celebra o sacrifício de Jesus Cristo por toda a humanidade, a entrega do seu corpo e sangue por nós. 

Todas as nossas ações são voltadas e realizadas para Jesus Cristo, o que nos une integralmente em um só caminho. Nosso serviço, entrega e devoção não é para nós individualmente, mas nada faria sentido também sem as pessoas que se esforçam para segui-lo e adorá-lo no coração e em verdade. 

Vivemos ainda sob o cenário do vírus da Covid-19, mas essas fotos servem de lembrete para mostrar que a igreja segue viva devido as pessoas que se voltam para buscá-la. Nossa capela passa por transformações e tudo é realizado com muito esforço e dedicação. É um ato de coragem sair de casa com o vírus rondando por aí, temos medo pela nossa vida. Mas nós precisamos de Cristo e ele precisa de nós. E é por isso que nos voltamos para Ele. 

Não seríamos nada sem o Corpo e Sangue de Cristo. E a Igreja Jesus Eucaristia, a igreja mais perto de você, não faz esse trabalho sozinha. São muitas pessoas por detrás de um único ideal, cada um contribuindo e ajudando da sua forma, fazendo o possível e o impossível para  Jesus continuar vivo e atuante no mundo, por meio de nós. Do esforço diário do nosso Sim para Ele. 

As fotos vão revelar as pessoas e o trabalho realizado na missa das 10h no dia da festividade de Corpus Christi com o Padre Damião. Ninguém passa despercebido e nada é em vão, a pastoral da acolhida e os voluntários por tomar conta da higienização do ambiente, a equipe de transmissão ao vivo da missa, a equipe da música, os leitores, nossa ministra da eucaristia, o serviço ao altar de um único coroinha. O pessoal da equipe de festa que se organizou e preparou as quentinhas de empadão e bolo de aipim, pois não podemos nos juntar em uma festa externa com as nossas barraquinhas. Com todo dinheiro arrecadado para a construção da nossa igreja. E nada seria possível sem as pessoas da nossa comunidade, de um modo geral, buscando comparecer às missas, mesmo com o limite de pessoas, são o esforço e o lembrete de que a nossa igreja continua viva por meio de nós. 

Jesus Cristo é a razão de tudo isso, mas ele também precisa de nós, do nosso trabalho, esforço, devoção e da nossa presença indo buscá-lo. 

Que continuemos em frente, com força e fé. Nossa igreja é um lugar muito especial e nós precisamos uns dos outros. Do carisma e do jeito de cada um, juntos nós sempre seremos um só. 

Clique na imagem abaixo para ver as fotos: