sábado, 13 de novembro de 2021

Ordenação Diaconal

 

Toda vocação é um ato de amor que nasce na simplicidade de um desejo, de uma admiração ou de uma inquietação. Com o passar dos anos, ela é amadurecida, tornando-se uma oblação espiritual e existencial. O Ministério Diaconal, igualmente, é consequência de um caminho vocacional trilhado. Emerge da vontade livre, consciente e disponível do candidato que manifesta, publicamente, seu compromisso de servir e anunciar a Palavra de Deus.

Desde a Tradição Apostólica, o diácono é aquele que ajuda a comunidade a traduzir a liturgia celebrada para a vida cotidiana, ocupando-se, sobretudo, com a necessidade dos mais pobres. Seu ofício se fundamenta a partir do exercício da caridade, no qual ele se esforça para compreender a Palavra e a Liturgia a partir do ministério do serviço.

A Ordenação Diaconal é um momento muito especial. No entanto, esse ministério celebrado e assumido não deve ser considerado um estado temporário para o acesso ao sacerdócio e sim um verdadeiro e permanente sacramento que perpetua a missão da Igreja. Nesse sentido, o diácono, inspirado pelo exemplo de Jesus, consagra toda sua vida para “lavar os pés” da comunidade e partilhar o pão da Palavra, que alimenta, traz vida e esperança.

A celebração é presidida pelo Bispo que acolhe a eleição dos candidatos. Os jovens eleitos são interrogados, manifestando sua livre decisão e abertura de coração para receber a Sagrada Ordem. Por conseguinte, simbolizando sua consagração total à Cristo, à Igreja e ao Evangelho, os ordenandos prostram-se no chão enquanto toda a comunidade reza por eles, entoando a Ladainha de todos os santos.

Após esses ritos, chega-se ao momento mais importante da celebração. O bispo, em nome da Igreja, impõe as mãos sobre os eleitos e reza a prece de ordenação, que confere a graça sacramental e o ministério diaconal.

Já ordenados, os novos diáconos recebem as vestes litúrgicas e os Santos Evangelhos, assumindo mais uma vez a missão de anunciar e testemunhar os ensinamentos de Jesus. Em seguida, eles são cumprimentados pelo bispo com um abraço de paz e acolhidos ao presbitério.

Nesse sábado nosso Arcebispo Cardeal Orani João Tempesta, OCirc. presidiu missa solene na Catedral de São Sebastião, na qual impôs as mãos e ordenou Diáconos Permanentes 21 candidatos preparados na Escola Diaconal Santo Efrém. Os ordenados fazem parte da turma "Nossa Senhora Aparecida", cujo lema é: "Ó Senhor, eu cantarei eternamente o Vosso amor" (Salmo 88).

Dentre eles estava nosso amigo e agora Diácono Edilson Valério de Morais e Lima, que ao final da celebração recebeu os parabéns de familiares e amigos.

Parabéns Diácono Edilson Lima! Que Deus abençoe seu Ministério!

Clique na imagem acima para ver as fotos.